No dia 21 de março de
1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros
protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de
identificação, especificando os locais por onde eles podiam
circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes
se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação
pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e
ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de
Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações
Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela
Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da
Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de
Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação
Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência
baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a
finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e
exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades
fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou
qualquer outra área da vida pública"
O racismo se
apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo
negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da
população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema
delicado.
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo
Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao
tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as
ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de
Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper
o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar
alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a
única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco
séculos de discriminação”.
Aproveite esta data para
refletir: você tem ou já teve atitudes
racistas?
Dia mundial da água?????
E brincadeira o que está acontecendo em manaus, é a terceira vez que uma adutora rompe e a desculpa e a mesma, não foi culpa da empresa foi da força da natureza.....minha pergunta, porque o serafim enquanto prefeito, amazonino enquanto prefeito e artur agora prefeito não tem o sistema de circulação de água na mão????
E amigos alguns representantes do povo estão mesmo em estado "vegetativo", brincam com o povo......
Se alguem precisar reclamar e conseguir ser atendido pela Manaus Ambiental estou ajudando a divulgar os contatos ...
SAC (24h): 08000 – 920 – 195 ou (92)3627-8360, e e-mail: faleconosco@manausambiental.com.br