Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Golpe de Estado de 1964 teve no dia 01 de Abril o seu momento decisivo! #DitaduraNuncaMais

Jornal 'O Globo' apóia o Golpe de 64 e diz que com o mesmo
a Democracia estava ressurgindo.  Acredite, se quiser...

Aviso: O verdadeiro aniversário do Golpe de Estado de 1964 é o dia Primeiro de Abril, ok? E isso não é mentira, não.

O dia 01/04/1964 foi, de fato, o dia decisivo do movimento Golpista.

Foi neste dia que ficou claro que Jango não era mais Presidente da República e que o movimento Golpista tinha sido vitorioso.

No dia anterior, 31 de Março, ocorreu apenas uma movimentação militar precipitada e que havia sido iniciada pelo general Olímpio Mourão Filho, um ex-Integralista e participante ativo do Golpe que implantou a Ditadura do Estado Novo de 1937-1945...

Assim, esse pilantra ajudou a implantar as duas Ditaduras mais brutais da história do Brasil.

Olímpio Mourão Filho iniciou uma movimentação militar para a qual os Golpistas de 64 ainda não estavam prontos. Tanto isso é verdade que o Castello Branco ficou desesperado quando ficou sabendo que ele estava indo de MG para o RJ com as suas tropas e entrou em contato com ele, dizendo que ele voltasse imediatamente para MG, pois eles não estavam prontos para deflagrar o Golpe.

Mas o governo de Jango já estava muito fragilizado, os governadores da Guanabara (Carlos Lacerda), São Paulo (Adhemar e Barros), Minas Gerais (Magalhães Pinto) e do Rio Grande do Sul (Ildo Meneghetti) deram apoio ao movimento e o governo dos EUA imediatamente começou a enviar uma frota naval para apoiar os Golpistas.

Além disso, o comandante do II Exército (sediado em SP) Amaury Kruel, exigiu que Jango se afastasse dos movimentos populares (CGT, UNE) e dos partidos reformistas (PTB, PCB) para lhe dar apoio, o que Jango, é claro, recusou. E também já estava tudo pronto para o governo dos EUA reconhecer um governo dissidente, sediado em MG, sob a liderança de Magalhães Pinto, dizendo que o mesmo era o legítimo governo do Brasil.

E os EUA também já tinham milhares de agentes da CIA (disfarçados de estudantes, missionários, empresários, etc) espalhados pelo Brasil, prontos para entrar em ação quando o Golpe estourasse e a Guerra Civil iniciasse.

Daí, sem apoio para se manter no governo, Jango acabou percebendo que uma resistência seria inútil e resultaria numa guerra civil de resultados catastróficos e que as Esquerdas, com certeza, perderiam, pois não haviam se preparado para lutar uma guerra civil, algo que as Direitas Golpistas já o faziam e há vários anos.

Com isso, entramos numa Era de Trevas que durou 21 longos anos, de 1964-1985.



A União Nacional dos Estudantes participará no próximo dia 2 de abril, quarta-feira, em São Paulo, do “Ato em homenagem à resistência e luta pela democracia”. O objetivo da atividade é “descomemorar” os 50 anos do golpe de 1964 e relembrar a luta heroica travada pela liberdade para que os crimes e atrocidades perpetradas pela ditadura não se repitam jamais.

O evento será realizado a partir das 18h, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca/PUC-SP), escolhido simbolicamente como palco para o ato. A inauguração do Tuca se deu em plena ditadura militar, em 1965, com a apresentação da peça “Morte e Vida Severina”, baseada no livro de João Cabral de Melo Neto. Durante a ditadura, o Tuca se tornou referência da produção cultural, abrigou peças e debates e foi centro de resistência intelectual em defesa da democracia.

A entrada para o ato é gratuita, aberta ao público. O mestre de cerimônias será o ator Sérgio Mamberti. O poeta amazonense Thiago de Mello é um dos homenageados e falará da sua vivência durante a ditadura, inclusive quando foi agredido dentro do Tuca. Haverá também homenagem a João Goulart, com a participação do neto do ex-Presidente da República, Alexandre Goulart. A presidenta da UNE, Vic Barros, e um representante da CUT receberão homenagens em nome dos estudantes e dos trabalhadores. Dom Paulo Evaristo Arns também será lembrado.
Em Manaus, o evento acontecerá hoje ás 15h com concentração no Largo São Sebastião!!!

#DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais #DitaduraNuncaMais DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais#DitaduraNuncaMais



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Agora a Meia -entrada estudantil vai funcionar. Saiba como e conheça a lei na integra!!!!


O que é a Lei da meia - entrada?

Os senadores aprovaram e regulamentaram a nova lei da meia-entrada no Brasil, atendendo pela primeira vez, desde a ditadura, uma legislação nacional sobre o tema. A lei foi para sanção presidencial e publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de Dezembro de 2013. A meia-entrada está nas bandeiras de lutas da UNE há 70 anos e é um dos principais direitos conquistados pela juventude no século passado.

Nos últimos anos, entretanto, foi fortemente atacada após a edição da MP 2208/01, que fragilizou o direito à meia-entrada e fez subir o preço dos ingressos. Por conta da MP 2208/01, entidades alheias à escola e à universidade puderam emitir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), o que fez com que, inclusive, pizzarias, rádios e uma série de entidades cartoriais – que tratam a meia-entrada não como um direito, mas como mercadoria – emitissem o documento e proliferassem fraudes.

A lei da meia-entrada revoga a MP 2208/01, padroniza nacionalmente a carteira de identificação estudantil, reforça a fiscalização sobre a emissão do documento e assegura que um piso de pelo menos 40% de ingressos para espetáculos artísticos, culturais e esportivos sejam reservados exclusivamente para estudantes, deficientes e jovens de baixa renda.

A emissão legalmente fica a cargo da União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), as uniões estaduais e municipais de estudantes, DCEs, DAs e CAs das universidades. Ou seja, a emissão será democrática, com responsabilidade compartilhada entre as entidades da rede do movimento estudantil.

Não. A Lei Geral da Copa prevê um regime diferenciado para a meia entrada na Copa do Mundo de 2014, que terão reservas diferentes e regras específicas. Conheça estas regras neste link.http://www.une.org.br/wp-content/uploads/LEI-GERAL-DA-COPA.pdf

Sim. Apesar da Lei da Meia-entrada não valer nestes eventos específicos, pela Lei geral da Copa do Mundo as carteirinhas da UNE estão de acordo com as exigências e servem de documento que comprova a identificação estudantil.

As instituições estudantis padronizaram nacionalmente sua carteirinha agora com certificação digital de segurança garantida pela parceria com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia ligada à presidência da república. A nova carteira contém um código de barras e um QR Code que traz mais segurança e tranquilidade ao usuário e ao bilheteiro, impedindo fraudes e trazendo mais segurança para o documento.

Os estudantes podem solicitar a sua através do site da UNE www.une.org.br munidos de foto 3×4, cópia do RG, CPF e comprovante de matrícula. O preço também foi unificado em todo o país e custa R$20,00. A carteira fica pronta em até sete dias úteis e vale até março do ano seguinte.
Sim. As carteiras emitidas em 2013 tem validade até Março de 2014. Pela Lei, a Carteira de Identificação Estudantil deverá ser atualizada anualmente.

Pela Lei, caberá aos órgãos públicos competentes federais, estaduais e municipais a fiscalização do seu cumprimento. A UNE, a UBES, a ANPG e as demais entidades estudantis de todo Brasil se preparam para novos desafios: ampliar a organização e a força da rede do movimento estudantil; pressionar pela fiscalização do cumprimento da lei; e, junto à sociedade, lutar pelo barateamento do preço dos ingressos de atividades culturais e esportivas no país.

A partir do dia 17 de fevereiro o Site da UNE já estará aceitando os novos pedidos de carteiras estudantis.

Outras perguntas sobre a meia-entrada.

O número de ingressos vendidos como meia-entrada é limitado?
SIM. A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.
Em outras palavras, a entidade organizadora do evento não é obrigada a vender mais que 40% dos ingressos como meia-entrada.
O cumprimento desse percentual será aferido por meio de instrumento de controle que faculte ao público o acesso a informações atualizadas referentes ao quantitativo de ingressos de meia-entrada disponíveis para cada sessão.
Trata-se de importante inovação da Lei n.° 12.933/2013. Antes, não havia qualquer limitação aos ingressos que tinham que ser vendidos como meia-entrada.


Informações que deverão ser disponibilizadas ao público
As produtoras dos eventos deverão disponibilizar:
I - o número total de ingressos e o número de ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada, em todos os pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara;
II – o aviso de que houve o esgotamento dos ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada em pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara, quando for o caso.

Os estabelecimentos deverão afixar cartazes, em local visível da bilheteria e da portaria, de que constem as condições estabelecidas para o gozo da meia-entrada, com os telefones dos órgãos de fiscalização.

Além disso, os estabelecimentos organizadores dos eventos deverão remeter relatório da venda de ingressos de cada evento à ANPG, à UNE, à UBES e a entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas e ao Poder Público.

Quem tem direito à meia-entrada?
a) Estudantes (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, inclusive especialização, mestrado e doutorado).
b) Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário (ex: um cego que vai ao cinema acompanhado de uma pessoa para ler as legendas para ele; nesse caso, ambos terão direito à meia-entrada);
c) Jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos;
d) Idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 23 da Lei 10.741/2003).


Esta é uma foto que foi tirada na frente da rede de cinemas Cinepolis, onde já estão cobrando apenas carteira da UNE,UBES e ANPG.


Esta é a lei aprovada e sancionada:

Lei 12933/13

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1o É assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral. Ver tópico (1 documento)

§ 1o O benefício previsto no caput não será cumulativo com quaisquer outras promoções e convênios e, também, não se aplica ao valor dos serviços adicionais eventualmente oferecidos em camarotes, áreas e cadeiras especiais. Ver tópico

§ 2o Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais. Ver tópico

§ 3o (VETADO). Ver tópico

§ 4o A Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas deverão disponibilizar um banco de dados contendo o nome e o número de registro dos estudantes portadores da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), expedida nos termos desta Lei, aos estabelecimentos referidos no caput deste artigo e ao Poder Público. Ver tópico

§ 5o A representação estudantil é obrigada a manter o documento comprobatório do vínculo do aluno com o estabelecimento escolar, pelo mesmo prazo de validade da respectiva Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Ver tópico

§ 6o A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) será válida da data de sua expedição até o dia 31 de março do ano subsequente. Ver tópico

§ 7o (VETADO). Ver tópico

§ 8o Também farão jus ao benefício da meia-entrada as pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário, sendo que este terá idêntico benefício no evento em que comprove estar nesta condição, na forma do regulamento.Ver tópico

§ 9o Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. Ver tópico

§ 10. A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento. Ver tópico

§ 11. As normas desta Lei não se aplicam aos eventos Copa do Mundo FIFA de 2014 e Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Ver tópico

Art. 2o O cumprimento do percentual de que trata o § 10 do art. 1o será aferido por meio de instrumento de controle que faculte ao público o acesso a informações atualizadas referentes ao quantitativo de ingressos de meia-entrada disponíveis para cada sessão. Ver tópico

§ 1o As produtoras dos eventos deverão disponibilizar: Ver tópico

I - o número total de ingressos e o número de ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada, em todos os pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara; Ver tópico

II - o aviso de que houve o esgotamento dos ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada em pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara, quando for o caso. Ver tópico

§ 2o Os estabelecimentos referidos no caput do art. 1o deverão disponibilizar o relatório da venda de ingressos de cada evento à Associação Nacional de Pós-Graduandos, à União Nacional dos Estudantes, à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas e ao Poder Público, interessados em consultar o cumprimento do disposto no § 10 do art. 1o. Ver tópico

Art. 3o Caberá aos órgãos públicos competentes federais, estaduais e municipais a fiscalização do cumprimento desta Lei. Ver tópico

Parágrafo único. A comprovação da emissão irregular ou fraudulenta de carteiras estudantis acarretará à entidade emissora, conforme o caso, sem prejuízo das sanções administrativas e penais aplicáveis aos responsáveis pela irregularidade ou fraude: Ver tópico

I - multa; Ver tópico

II - suspensão temporária da autorização para emissão de carteiras estudantis; e Ver tópico

III - (VETADO). Ver tópico

Art. 4o Os estabelecimentos referidos no caput do art. 1o deverão afixar cartazes, em local visível da bilheteria e da portaria, de que constem as condições estabelecidas para o gozo da meia-entrada, com os telefones dos órgãos de fiscalização. Ver tópico

Art. 5o Revoga-se a Medida Provisória no 2.208, de 17 de agosto de 2001. Ver tópico

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, gerando efeitos a partir da edição de sua norma regulamentadora. Ver tópico


Brasília, 26 de dezembro de 2013; 192o da Independência e 125o da República.


DILMA ROUSSEFF


José Eduardo Cardozo
Marta Suplicy
Gilberto Carvalho
Maria do Rosário Nunes

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Taxa de desemprego cai para 5,4% na média de 2013, a menor da história...e a direita pira!!!

70 mil pessoas deixaram de procurar emprego em dezembro e mês também registrou menor taxa de desocupação da série histórica, de 4,3%
No ano de 2013, a taxa de desemprego média apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 5,4%. Essa foi 
a menor média anual desde o início da série histórica da taxa de desemprego, em 2003.

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (5,30% a 5,41%) e foi idêntica à mediana projetada, de 5,40%.

A taxa de desemprego do mês de dezembro ficou em 4,3% e também foi a menor da história. Em novembro, a taxa foi de 4,6%. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (de 4,2% a 4,6%), e abaixo da mediana de 4,4%.

A queda da taxa de desemprego está relacionada ao fato de mais pessoas terem desistido de procurar trabalho em dezembro. Segundo o IBGE, a população desocupada (1,1 milhão de pessoas) caiu 6,2% na comparação com novembro. Isso significa que menos 70 mil pessoas procuraram trabalho em dezembro.

Rendimento. O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação de 1,8% em 2013 em relação a 2012, para R$ 1.929,03. Já a massa de renda real habitual aumentou 2,6% em 2013 ante 2012, para R$ 45,0 bilhões.

Enquanto na Espanha a taxa de desemprego bate os 30%, e entre os jovens chega a quase 50%, o Brasil avança e mostra que devemos continuar melhorando e criando oportunidades de renda para o nosso povo.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Meia passagem: estudantes retardatários têm até sexta-feira (31), para fazer recadastramento


MANAUS- Até a próxima sexta-feira (31), cerca de 330 estudantes devem fazer o recadastramento, para ter direito à compra da meia passagem do transporte coletivo urbano.
De acordo com a coordenadora de atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Nara Simões, até o momento, cerca de 110 mil já fizeram o procedimento. Segundo ela, quem não fizer, perde o beneficio.
O Sinetram alerta para que os alunos evitem o congestionamento do sistema, durante o recadastramento. Após o prazo, os procedimentos só poderão ser feitos na sede do Sinetram, no Centro.
De acordo com o Sinetram, para o estudante que for solicitar a primeira carteira é necessário apresentar apenas o documento de identidade. Se for menor de idade, o estudante deve levar certidão de nascimento e ir acompanhado do pai ou do responsável.
A expectativa do órgão é de que 65 mil novos alunos entrem no sistema, este ano. O primeiro cadastro deve ser feito nos pontos de atendimento localizados nos terminais de integração e na sede do Sinetran, localizada ao lado do Terminal 1, no Centro.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O descaso da Prefeitura com o Bairro Parque São Pedro. Uma vergonha. #Salvealagoa

  • Esse  é o legado da Copa que a Prefeitura junto com o Estado vão deixar para as comunidades longe da Arena?
                                 
  • A comunidade conseguiu através de sua luta, de 2008 a 2010 juntar quase 8 mil assinaturas em Prol de um SPA, conseguiram uma UPA e um Hospital. Agora a UPA está construída o que falta para inaugurar?
                                    
  • Os tapas buracos e a criação de calçadas não vão chegar nesses bairros?

  • Esse lagoa já tem mais de 15 anos e nunca fizeram nada, vão continuar sem apresentar uma solução para isso?
                                             
  • É amigos e amigas perguntas que devemos fazer e que já foram feitas por vários anos. Agora será que devemos aceitar isso calados?
                                            
#Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa
#Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa #Salvealagoa










quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Humilhação: Pais amanhecem em filas para conseguir vagas em escolas

Centenas de pais passaram a noite acampados na frente de escolas públicas de Manaus. Nesta quarta-feira (8), ás redes estadual e municipal de ensino abriram as matrículas para educação infantil e para alunos transferidos de escolas particulares e de outras cidades.
Em uma das escolas, a fila tinha mais de 250 pessoas. Eline Oliveira, grávida de cinco meses, esperou 26 horas para tentar matricular a filha na educação infantil. “Desde ontem de manhã, pegando chuva, sol de tarde, chuva de noite, chuva da madrugada, ainda pra completar, passou um carro e levou a lona que estava em cima da gente pra não pegar chuva”, relata.
Para não dormir no chão, a maioria levou cadeira de casa. Teve gente que preferiu uma rede, mas muitos pais decidiram se abrigar em tubos de concreto de uma obra pública.
Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus, os pais não precisam chegar tão cedo e podem matricular os filhos pela internet. O órgão garante que há vagas para todo mundo.
“Até ontem, o site era só para cadastro, era uma maneira de facilitar o atendimento. Quando o pai chegasse, o atendente já colocava o nome da criança e já aparecia que ele tinha um cadastro. O atendimento ficava mais ágil”, explica Darlene Liberato, gerente de matrícula da Secretaria de Educação de Manaus.
Os pais reclamaram do sistema lento e preferem permanecer na fila. Uma das mães na fila, Joyce Arruda, diz que se não fizer inscrição pessoalmente, o filho mais velho corre o risco de ficar sem vaga ou de ser matriculado em uma escola longe de casa.
As Secretarias Municipal e Estadual de Ensino informam que este ano devem ingressar na rede pública de Manaus mais de 150 mil alunos.
O Governo Municipal mostrando a cada dia como trata seu povo.
#VergonhaArthur

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Feliz 2014!!! Ano novo vida nova, saiba mais sobre concursos e empregos em 2014.

MANAUS- No primeiro semestre de 2014, as vagas de concursos públicos, processos seletivos temporários e empregos totalizam 15.617 oportunidades no Amazonas. Os concursos para ingresso no funcionalismo público federal, estadual e municipal concentram 15.371 vagas. As 246 oportunidades restantes são de ofertas de trabalho disponíveis em Manaus.
Ainda em dezembro do ano passado, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) abriu concurso público para 241 vagas em cargos de nível médio e superior, sendo que 237 oportunidades são destinadas para atuação em três municípios amazonenses: Manaus,Itacoatiara e Tabatinga. Os salários variam de R$ 2.276,84 a R$ 5.334,90.
Os cargos de nível superior são para administrador, analista de sistemas, analista técnico-administrativo – geral, analista técnico-administrativo de tecnologia da informação, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro civil, engenheiro eletricista e eletrônico, engenheiro mecânico, engenheiro florestal, engenheiro ambiental, engenheiro de pesca, engenheiro químico, engenheiro-agrônomo e engenheiro de operações.
Já as vagas de nível médio são para agente administrativo e técnico em contabilidade. As inscrições estão abertas e seguem até o 14 de janeiro de 2014 pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 95 para nível superior.
A seleção será feita por meio de provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. As provas serão aplicadas na data provável de 9 de março de 2014, nas cidades de Itacoatiara Manaus e Tabatinga. No Acre, as provas serão em Brasileia, Cruzeiro do Sul e na capital Rio Branco. As provas ainda serão aplicadas em Macapá, Porto Velho e Boa Vista. O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou a realização de concurso público com 282 vagas para atuação no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os cargos ofertados são de níveis médio e superior. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 27 de dezembro.
De acordo com a EBSERH, o concurso visa o preenchimento de 282 vagas distribuídas em três editais. O edital nº 02/2013 tem preenchimento de 50 vagas de nível superior na área médica, distribuídas em 32 especialidades. Já o edital nº 03/2013 dispõe de 180 vagas de nível superior e médio na área assistencial. O edital nº 04/2013 terá 52 vagas de nível superior e médio na área administrativa. Haverá formação de cadastro de reserva em todos os editais.
O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Lorivaldo Rodrigues, informou que as inscrições iniciam a partir do dia 3 de janeiro e seguem até o dia 17 de fevereiro. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 23 de março de 2014 em Manaus.
Os editais normativos na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estarão disponíveis nos endereços eletrônicos: do EBSERH e do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Entre as oportunidades que sugem para ingresso no funcionalismo público em 2014, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) pretende lançar um edital de concurso com oferta de 11.646 vagas. Segundo a pasta, serão destinadas 3.100 vagas para o nível superior em 35 categorias, 3.900 para nível técnico e 4.600 para o nível médio.
A Susam divulgou que o edital terá 708 vagas para médicos graduados e especialistas, sendo 462 para a capital e 246 para os municípios do interior. Para as fundações ligadas à Susam, serão criadas 2.100 vagas. Ao todo, 200 médicos estarão lotados na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Alfredo da Matta (FUAM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).
A mensagem do governo sobre o Projeto de Lei que criará 3.140 cargos, compondo a oferta total do concurso (11.646 vagas) foi analisada e aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De acordo com o secretário Wilson Alecrim, a mensagem retornou para Casa Civil e aguarda a sanção da lei por parte do governador do Amazonas, Omar Aziz.
"Quando a lei que cria os novos cargos for sancionada poderemos iniciar o processo de escolha da empresa que será responsável pelo concurso. Trabalhamos com expectativa de lançar o edital ao longo do primeiro trimestre de 2014", destacou o secretário titular da Susam.
Para 2014, a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) confirmou que realizará uma série de concursos públicos. A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) está coordenando estudos para a realização de quatro exames com oportunidades para ingresso no quadro de administração direta e indireta.
Os concursos abrangem secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e para o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). De acordo com a Comissão Especial de Concursos da Semad, os exames deverão ser realizados no decorrer de 2014.
Dentre os concursos programados, o da Semed é o mais adiantado, pois encontra-se na fase de seleção da entidade executora."A partir da definição da executora, caberá a empresa marcar a data do lançamento do edital. Podemos adiantar que serão oferecidas 2.124 vagas, sendo 2 mil para professores de nível superior e 124 para pedagogos", informou a secretaria ao G1.

Os concursos para Semsa e Manausprev estão na fase inicial dos procedimentos com o levantamento de quantitativo de vagas e a necessidade dos cargos a serem preenchidos.
Já em relação ao concurso do Implurb, a comissão informou que os estudos continuam, adiantando que serão oferecidas 138 vagas, sendo duas para o cargo de procurador autárquico e 136 para cargos distintos de nível médio e superior.

Em Japurá, município situado no interior do estado, a prefeitura iniciou inscrição do concurso com 548 vagas distribuídas em níveis fundamental incompleto e completo, médio e superior. Os salários variam de R$ 681 a R$ 5 mil. As inscrições podem ser realizadas pela internet no endereço eletrônico Instituto Qualicon, até 21h do dia 2 de janeiro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 25 deste mês.

Processos Seletivos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a abertura das inscrições do processo seletivo simplificado destinado a selecionar candidatos para contratação temporária para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas em todo o país. No Amazonas, o IBGE oferta 206 vagas de agente de pesquisas e mapeamento, sendo 13 vagas para pessoas com deficiência.

As oportunidades são direcionadas para atuação em Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Parintins, Tabatinga e Tefé. O salário é de R$ 1.200,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 6 de janeiro no portal da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 25.
Ainda dentre as opções de contratação temporária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) iniciou processo seletivo simplificado para contratação de profissionais temporários para o desenvolvimento de atividades no processo de regularização fundiária na Amazônia Legal. Ao todo, 22 vagas são destinadas para o Amazonas.
O período para realizar inscrição continua até o dia 13 de janeiro no site da Fundação Universa. A data provável da prova é dia 19 do mesmo mês.

A Prefeitura de Ipixuna realizará processo seletivo simplificado para contratação de pessoal por tempo determinado, pelo período de um ano. O edital foi lançado contendo 150 vagas de vários níveis.
As oportunidades temporárias são para auxiliar de serviços gerais, guarda municipal, motorista de veiculo pesado, motorista fluvial, operador de máquina pesada, jardineiro, operador de sistema hidráulico, assistente social, agente social, técnico agropecuário, microscopista, carpinteiro, pedreiro, pintor, gari, auxiliar de pedreiro, auxiliar de carpinteiro, costureira, merendeira, fiscal ambienta, contador, coveiro, encanador, eletricista, técnico ambiental, músicos, vigia e copeiro. A remuneração mensal varia entre R$ 678 e R$ 3 mil.
As inscrições, que terão cobrança de taxa, serão realizadas de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), localizada na Avenida Varcy Herculano, Nº 248, Centro de Ipixuna. O período de inscrição começa nesta segunda-feira (6) e segue até dia 10 de janeiro, de 8h às 17h.
Conforme o edital não será permitida inscrição condicional ou por correspondência, admitindo-se, no entanto, por instrumento de procuração com firma reconhecida em cartório e cópia autenticada de documento de identificação do candidato, que deverá ser anexado à ficha de inscrição.
A Marinha do Brasil, através do Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 9º Distrito Naval, anunciou que abrirá inscrições para cidadãos de ambos os sexos para prestarem o Serviço Militar Voluntário (SMV), na condição de Oficiais Temporários.
O cadastro será realizado das 08h às 11h e das 13h às 15h, no Comando do 9º Distrito Naval, localizado à Rua Bernardo Ramos, s/n, Ilha de São Vicente, Centro de Manaus. O período de inscrição é de 6 a 20 de janeiro de 2014.
Ao todo, 18 vagas serão oferecidas, sendo sete para a área de enfermagem, uma para fonoaudiologia, duas para administração, três para ciências contábeis, duas para comunicação social, uma para direito e duas para engenharia civil. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones: (92) 2123-2277 ou 2123-2278.

Empregos
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) Manaus divulgou a disponibilidade de 220 oportunidades para as pessoas desempregadas iniciarem o ano, retornando ao mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego.

Os interessados podem procurar um dos três postos de atendimento do Sine Manaus: unidade do Centro, situada na Avenida Floriano Peixoto; unidade Cidade Nova, localizada na Avenida Max Teixeira; e unidade Morro da Liberdade Rua Amazonas, s/n (antiga Feira do Cajual). O expediente será normalizado a partir desta quinta-feira (2), das 8h às 14h.

Confira os detalhes das vagas:
Cargo: Auxiliar de limpeza
Nº de vagas para encaminhamento: 20
Instrução: ensino fundamental completo
Sexo: indiferente
Idade: entre 18 e 35 anos
Observação: ter carta de referência de experiência trabalhista anterior.

Cargo: Operador de caixa
Nº de vagas para encaminhamento: 30
Instrução: ensino médio completo e informática básica
Sexo: indiferente
Idade: entre 18 e 35 anos
Observação: ter um ano de experiência na função comprovado em carteira de trabalho e carta de referência.

Cargo: Vendedor
Nº de vagas para encaminhamento: 60
Instrução: ensino médio completo e informática básica
Sexo: indiferente
Idade: entre 18 e 35 anos
Observação: ter seis meses de experiência trabalhista anterior em CTPS e carta de referência.

Cargo: Fiscal de loja
Nº de vagas para encaminhamento: 20
Instrução: ensino fundamental completo e conhecimento na área.
Sexo: masculino
Idade: entre 18 e 35 anos

Cargo: Auxiliar de estoque
Nº de vagas para encaminhamento: 30
Instrução: ensino fundamental completo
Sexo: masculino
Idade: entre 18 e 35 anos
Observação: ter seis meses de experiência trabalhista anterior na função com carteira assinada e carta de referência.

Cargo: Empacotador
Nº de vagas para encaminhamento: 20
Instrução: ensino médio completo e informática básica
Sexo: masculino
Idade: entre 18 e 25 anos
Observação: com ou sem experiência.

Cargo: Auxiliar de produção
Nº de vagas para encaminhamento: 20
Instrução: ensino fundamental completo
Sexo: masculino
Idade: entre 20 e 35 anos
Observação: com ou sem experiência.

Cargo: Repositor
Nº de vagas para encaminhamento: 10
Instrução: ensino médio completo
Sexo: masculino
Idade: entre 20 e 35 anos
Observação: com ou sem experiência.

Cargo: Auxiliar de limpeza
Nº de vagas para encaminhamento: 10
Instrução: ensino médio completo
Sexo: indiferente
Idade: entre 20 e 40 anos
Observação: com experiência e três meses de carteira assinada.

O Sine Amazonas também oferece diversas oportunidades de trabalho em Manaus. O candidato precisa comparecer ao órgão para concorrer a uma das vagas, munido de documentos pessoais. O Sine está localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro.
Os interessados devem comparecer ao órgão com RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), currículo atualizado e comprovante de escolaridade para concorrer a uma das vagas ofertadas. Para cadastro e verificação de vagas via internet, o trabalhador poderá acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego:

Confira os detalhes das vagas:
Auxiliar de depósito
Nº de vagas: 5
Instrução: ensino médio completo
Sexo: masculino
Experiência: 6 meses em CTPS.

Cozinheira
Nº de vagas: 3
Instrução: ensino fundamental incompleto
Sexo: feminino
Experiência: 6 meses em CTPS.

Auxiliar de limpeza
Nº de vagas: 3
Instrução: ensino fundamental incompleto
Sexo: indiferente
Experiência: 6 meses em CTPS.

Motorista entregador
Nº de vagas: 5
Instrução: ensino médio completo
Sexo: masculino
Experiência: 6 meses em CTPS.
Obs: com habilitação categorias A e D.
Auxiliar de RH
Nº de vagas: 2
Instrução: ensino superior cursando administração.
Sexo: feminino
Experiência: 6 meses em CTPS.
Obs: disponibilidade em horário.

Auxiliar de contas a pagar
Nº de vagas: 2
Instrução: ensino superior cursando administração.
Sexo: feminino
Experiência: 6 meses em CTPS.
Obs: disponibilidade de horário.

Ajudante de carga e descarga
Nº de vagas: 2
Instrução: ensino médio incompleto
Sexo: masculino
Experiência: 6 meses em CTPS.
Auxiliar administrativo (financeiro)
Nº de vagas: 2
Instrução: ensino médio completo
Sexo: feminino
Experiência: 6 meses em CTPS.
Obs: com experiência em processos administrativos (financeiro), desejável experiência no seguimento de transporte.

Assistente administrativo (financeiro)
Nº de vagas: 2
Instrução: ensino médio completo
Sexo: feminino
Experiência: 6 meses de CTPS.

Obs: com experiência e processos administrativo (financeiro), desejável experiência no seguimento de transporte.