Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nota de Pesar pelo Falecimento do Presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE (1960-61) Oliveiros Guanais Aguiar

É com grande pesar e tristeza que recebemos nesta segunda-feira, dia 23 de novembro de 2010 a notícia do falecimento de Oliveiros Guanais Aguiar, Presidente da União Nacional dos Estudantes entre 1960 e 1961.
Oliveiros Guanais, como ficou conhecido no movimento estudantil, foi presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e, posteriormente, eleito Presidente da UNE. Formado em Medicina, Guanais continuou sua “militância” no Conselho Federal de Medicina e teve sua trajetória profissional reconhecida presidindo o 22º Congresso Nacional de Anestesiologia.
Há 50 anos sua gestão realizava o Seminário Nacional de Reforma Universitária em que a UNE elaborou, pela primeira vez, seu programa para a Universidade Brasileira, a Declaração da Bahia.
Lamentamos profundamente sua morte e retomando um trecho da Declaração da Bahia, da qual foi um dos principais artífices: “(...) uma Universidade infiel às suas responsabilidades históricas estará conformando uma sociedade incapaz de auto superar-se, insensível à crítica.”
Nossa geração lhe é grata e a nossa luta por uma Universidade a serviço do povo brasileiro persiste!

São Paulo, 23 de novembro de 2010

União Nacional dos Estudantes

sábado, 13 de novembro de 2010

Nota do movimento estudantil brasileiro sobre o ENEM

ENEM 2010: UNE e UBES concordam com decisão da justiça, mas ainda estão preocupadas com os prejudicados!

Posição da UNE e da UBES sobre o Enem


A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) concordaram nesta sexta-feira (12) com a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de derrubar a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para as entidades estudantis, a anulação do Exame iria prejudicar milhões de estudantes que fizeram a prova em condições adequadas. A proposta da UNE e da UBES, inclusive levada ao ministro Fernando Haddad em reunião realizada ontem (11) em Brasília, é a de que seja feito um novo ENEM opcional para que nenhum estudante seja prejudicado.
No encontro com o ministro, as entidades exigiram que fiquem claros quais os critérios serão usados para avaliar se um estudante vai poder ou não refazer a prova. Ficou também marcada uma nova reunião para a próxima semana.
“Vamos esperar até semana que vem. Vamos dialogar e avaliar a proposta do MEC, mas se ela não atender a todos os prejudicados, a UNE e a UBES não aceitarão. Queremos que nenhum estudante seja lesado”, disse Chagas.
Na próxima reunião, as entidades estudantis e o MEC também irão dar início a conversas sobre reformulações no ENEM 2011. Algumas idéias como o Exame ser seriado ou realizado mais de uma vez anualmente estarão em discussão.
Para o presidente da UBES, Yann Evanovick, "defender o enem é antes de tudo, corrijir seus erros". "O Enem deve se consolidar na direção da democratização da universidade brasileira. O exame é também fundamental na construção do Sistema Nacional de Educação", afirmou Yann.

Entenda o cancelamento da anulação do ENEM

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, acolheu recurso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, e sustou, na manhã desta sexta-feira (12) liminar que impedia o instituto de dar prosseguimento ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A interrupção do exame fora determinada pela juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara do Ceará.
Gurgel de Faria atendeu o pedido formulado pelo Inep, responsável pelo Enem, na suspensão de antecipação de tutela nº 4208-CE. O magistrado ressaltou que a suspensão de um exame que envolve mais de três milhões de estudantes traria grandes transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil e que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de educação superior que pretendem usar as notas do exame em seus processo seletivos. Portanto, havia risco de grave lesão à ordem administrativa.
O desembargador destacou, ainda, a possibilidade de um elevadíssimo prejuízo ao erário — aproximadamente R$ 180 milhões —, decorrente da contratação da logística necessária à realização de novo exame. Segundo ele, a decisão da juíza Karla Maia, baseada “em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a dois mil estudantes”, prejudicaria todos os demais, o que afrontaria o princípio da proporcionalidade.
Central de atendimento

O telefone da central de atendimento da UNE e da UBES não funcionará no final de semana. Para reclamações e denúncias utilize o email enem2010@une.org.br . A partir de terça-feira (16) o atendimento pelo telefone (11) 2771.0792 voltará à normailidade (das 9h às 17h).

Fonte: Site da UNE e UBES - http://www.une.org.br/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meu muito Obrigado a todos....

Meus amigos e todos aqueles que me deram seu voto de confiança, meu muito obrigado!
Apesar de não ter alcançado a vitoria nas urnas, vou continuar minha luta no movimento estudantil onde faço parte, e todos podem ter a certeza a luta continua, os sonhos não envelhecem. Vamos continuar lutando por mais educação de qualidade, por mais investimentos pra nossa juventude. Nosso blog vai continuar no ar sobre nossas atividades....
Valeu um grande abraçoo.. que Deus nos abençõe!!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quem é André Marsilio?


André Marsilio, 25 anos, acadêmico do curso de Ciência da Computação da Faculdade Fucapi, é vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), presidente do Diretório Central dos Estudantes da Fucapi (DCE Maio de 68 – Fucapi) e foi diretor da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE – AM).
Mesmo jovem, participa hoje de sua segunda eleição por acreditar que a presença da juventude no parlamento é essencial para o Brasil e o Amazonas aprofundarem nas mudanças para o alcance de mais políticas públicas que gerem oportunidade e esperança para povo amazonense.
Militante da União da Juventude Socialista, André Marsilio confia na juventude e acredita que só o povo unido pode promover uma sociedade mais justa crescente.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Algumas das propostas do nosso candidato André Marsílio. 65.456


- Construir um Mandato ligado as causas justas do povo, visando aproximar o Legislativo da sociedade amazonense, defender o Amazonas e encarar os problemas da população e as dificuldades que atingem a juventude, priorizando a vida humana nas políticas públicas.
 - Investimento e tecnologia para o desenvolvimento dos diversos ramos da produção rural e do setor pesqueiro.
 - Projetos alternativos para geração de trabalho e renda familiar, e a inclusão da juventude no mercado de trabalho.

 - Mais investimentos na educação e formação de mão-de-obra especializada nos domínios da ciência e das tecnologias modernas, e extensão do ensino superior para alunos do interior.

 - Meia passagem para estudantes e a garantia de outros direitos.

 - Programa sócio-ambiental que assegure a saúde humana e a preservação do meio ambiente.

 - Investimento e democratização de espaços para a construção de áreas de esportes e lazer, com qualidade, com um novo sentido de "espaço para a reflexão do processo de socialização do dialogo construtivo e formação de cidadania", favorecendo a segurança e a convivência harmoniosa nas comunidades.

 - Programa habitacional de moradias populares para a capital e o interior.

 - Compartilhar com os mototaxistas a organização dos espaços de via pública, a organização e profissionalização da categoria, com fins de favorecer trânsito seguro para todos

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?


Na prática, não há mais diferença entre um e outro. Nenhum deles conta na hora de fazer a soma oficial dos votos de cada candidato. Desde 1997, quando houve uma mudança na legislação eleitoral, os votos brancos e nulos passaram a ter significado quase idêntico, ou seja, não ajudam e nem atrapalham a eleição. Como muita gente não sabe disso, a confusão persiste.

O voto nulo ocorre quando o eleitor digita, de propósito, um número errado na urna eletrônica e confirma o voto. Para votar em branco, o eleitor aperta o botão “branco” do aparelho. Antes de existir urna eletrônica, quem quisesse anular o voto rasurava a cédula de papel – tinha gente que escrevia palavrão e até xingava candidatos. Quem desejasse votar branco, simplesmente deixava de preencher os campos da cédula.
As dúvidas sobre esse assunto sobrevivem porque, até 1997, os votos em branco também eram contabilizados para se chegar ao percentual oficial de cada candidato. Na prática, era como se os votos em branco pertencessem a um “candidato virtual”. Mas os votos nulos não entravam nessa estatística.
Com a lei 9.504/97, os votos em branco passaram a receber o mesmo tratamento dos votos nulos, ou seja, não são levados em conta. A lei simplificou tudo, pois diz que será considerado eleito o candidato que conseguir maioria absoluta dos votos, “não computados os em brancos e os nulos”.
Mas por que então os votos em branco eram contabilizados antes? Há controvérsia sobre isso. Alguns juristas e cientistas políticos sustentam que o voto nulo significa discordar totalmente do sistema político. Já o voto em branco simbolizaria que o eleitor discorda apenas dos candidatos que estão em disputa. Daí, ele vota em branco para que essa discordância entre na estatística. Porém, depois da mudança da lei essa discussão perdeu o sentido, já que tanto faz votar branco ou nulo.
Vale a pena lembrar também que nas últimas eleições tem circulado e-mails que pregam anular o voto como forma de combater a corrupção na política.
Esses textos dizem que se houver mais de 50% de votos nulos e brancos a eleição será cancelada e uma nova eleição terá de ser marcada, com candidatos diferentes dos atuais. Puro engano. Tudo isso não passa de leitura errada da legislação, segundo as mais recentes interpretações do próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para maiores esclarecimentos sobre o Voto Nulo, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE respondeu cinco das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Para ter acesso às respostas, clique aqui

TSE

sábado, 11 de setembro de 2010

Bob Pai de Tefé

Assis Pinho

Desta vez a Assembléia Legislativa do Amazonas terá um representante da colônia Tefeense de Manaus, trata-se do líder estudantil, André Marsílio (65456), da família Pinho (de Tefé).
Ele é filho do conhecido jornalista Assis Pinho, que já foi presidente da associação dos filhos e amigos de Tefé. Segundo Assis, seus amigos e alunos de ontem e de hoje, estão apostando no André Marsílio.