Acredite!!!
"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)
quinta-feira, 31 de março de 2011
UNE participa de audiência sobre o Bolsa Universidade Municipal
O secretario da SEMTEC, Junior D'Carli e o secretario adjunto Rony Siqueira participaram ontem de uma audiência publica na Câmara Municipal de Manaus sobre o escândalo do bolsa universidade, onde o jornal Em Tempo denunciou que estudantes ligados a políticos teriam o beneficio sem ter os pré-requisitos indicados pelo programa de seleção do Bolsa Universidade. Ele declarou que o programa tem suas vulnerabilidades e que existe um comitê de gestão onde são discutidas ações que impeçam essas fraudes ocorridas neste programa, mas é a Prefeitura indica seus participantes. O movimento estudantil organizado através da UNE,colocou seu posicionamento sobre o programa tendo em consideração que ele foi inspirado no sucesso do PROUNI, programa pautado no seio da UNE nos seu fóruns de discussão onde acreditamos que o financiamento estudantil foi um grande passo do Governo Federal em dar oportunidade a jovens carentes que não tinham condições de lutar por uma vaga em uma universidade publica e muito mais em uma faculdade particular, acreditamos que este órgão possa ter a competência necessária de não sujar um programa que beneficia milhares de jovens!!!
terça-feira, 29 de março de 2011
Estudantes vão as ruas na grande jornada de lutas da UNE e UBES
Estudantes protestam em frente à Prefeitura de Manaus, contra reajuste de ônibus!!!
Mais de 10 mil estudantes - de acordo com as estimativas da Polícia Militar -, realizaram na manhã desta terça-feira (29), uma manifestação em frente à sede da Prefeitura Municipal de Manaus, no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, contra o reajuste no valor da passagem de ônibus, o fim da tarifa social aos domingos - no valor de R$ 1,10 -, e a retirada das linhas de integração que circulam do T1 (Constantino Nery), na Zona Centro-Oeste ao T2 (Cachoeirinha), Zona Sul, e também por dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Uma comissão formada por 30 estudantes tentou falar com o prefeito Amazonino Mendes, a respeito das reivindicações. Entretanto, os mesmos não foram atendidos.
A caminhada dos estudantes em direção à prefeitura, iniciou na praça do Congresso, no Centro de Manaus, de onde eles saíram por volta das 9h.
Durante a caminhada, várias paradas em locais estratégicos foram realizadas. Uma delas ocorreu no Terminal da Constantino Nery (T1), de onde seguiram para a Prefeitura de Manaus, e em seguida para a CMM.
O aviso foi dado mas se não entenderam voltamos as ruas para parar Manaus!!!!!
Mais de 10 mil estudantes - de acordo com as estimativas da Polícia Militar -, realizaram na manhã desta terça-feira (29), uma manifestação em frente à sede da Prefeitura Municipal de Manaus, no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, contra o reajuste no valor da passagem de ônibus, o fim da tarifa social aos domingos - no valor de R$ 1,10 -, e a retirada das linhas de integração que circulam do T1 (Constantino Nery), na Zona Centro-Oeste ao T2 (Cachoeirinha), Zona Sul, e também por dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Uma comissão formada por 30 estudantes tentou falar com o prefeito Amazonino Mendes, a respeito das reivindicações. Entretanto, os mesmos não foram atendidos.
A caminhada dos estudantes em direção à prefeitura, iniciou na praça do Congresso, no Centro de Manaus, de onde eles saíram por volta das 9h.
Durante a caminhada, várias paradas em locais estratégicos foram realizadas. Uma delas ocorreu no Terminal da Constantino Nery (T1), de onde seguiram para a Prefeitura de Manaus, e em seguida para a CMM.
O aviso foi dado mas se não entenderam voltamos as ruas para parar Manaus!!!!!
sexta-feira, 25 de março de 2011
UJS divulga nota sobre violência policial contra à juventude
Essa nota e da maior organização de juventude do paísss!!!! Este blog repudia essas ações...E assim que jovens tem que ser tratados???
Pela punição à tortura policial praticada contra um jovem de 14 anos!
A União da Juventude Socialista no Amazonas (UJS-AM) assistiu estarrecida e indignada o vídeo, divulgado pelo Portal A Crítica, em que policiais militares torturam e atiram num menino de 14 anos. Acreditamos que se trata de mais uma atrocidade contra os direitos humanos praticado contra um jovem, fato que evidencia que barbaridades desse calibre ainda fazem parte das práticas do aparato policial no estado.
Num país que completa, esse ano, 26 anos de redemocratização não se pode admitir práticas que inibem as liberdades fundamentais do homem e ameaçam a vida humana. Sobretudo, vinda de servidores públicos que deveriam ter como perspectiva única o respeito aos cidadãos, sejam eles crianças, jovens, idosos, mulheres, etc. Ações como a que ora condenamos foi característica da Ditadura Militar, um passado sombrio da história do nosso país e do qual não temos saudade alguma.
Exigimos a apuração dos fatos, a prisão dos torturadores e a expulsão deles da Polícia Militar, já que a impunidade sobre crimes de tamanha proporção só estimula a reprodução cotidiana dessas barbaridades. É preciso que os policiais e a sociedade como um todo entenda que a Policia é instrumento de segurança do povo e não mecanismo desumano de afronta às pessoas; e que o trabalho pela segurança no estado não deve admitir atitudes que institucionalizem a violência. É fundamental nos insurgimos contra isso a fim de erradicar a violência policial no Amazonas.
O serviço que o poder público deve prestar à juventude é a universalização de políticas públicas que venham nos garantir pleno acesso à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e à saúde, de modo que tenhamos condições de nos desenvolver em âmbito intelectual, moral, profissional e emocional para podermos contribuir com o progresso da sociedade e o desenvolvimento do estado e do país. O Estado que ainda não disponibiliza instrumentos para que os jovens se desenvolvam com eficácia não pode coibir supostas indeliquencias. E em qualquer cenário sócio-econômico, a maneira de frustrar a inserção da juventude na criminalidade é reeducando e apresentando alternativas que levem a uma vida digna.
Por tudo isso, a UJS exige toda a punição aos torturadores e o fortalecimento das Políticas Públicas de Juventude. A melhor forma do estado atender e servir os jovens amazonenses!
União da Juventude Socialista (UJS)
Pela punição à tortura policial praticada contra um jovem de 14 anos!
A União da Juventude Socialista no Amazonas (UJS-AM) assistiu estarrecida e indignada o vídeo, divulgado pelo Portal A Crítica, em que policiais militares torturam e atiram num menino de 14 anos. Acreditamos que se trata de mais uma atrocidade contra os direitos humanos praticado contra um jovem, fato que evidencia que barbaridades desse calibre ainda fazem parte das práticas do aparato policial no estado.
Num país que completa, esse ano, 26 anos de redemocratização não se pode admitir práticas que inibem as liberdades fundamentais do homem e ameaçam a vida humana. Sobretudo, vinda de servidores públicos que deveriam ter como perspectiva única o respeito aos cidadãos, sejam eles crianças, jovens, idosos, mulheres, etc. Ações como a que ora condenamos foi característica da Ditadura Militar, um passado sombrio da história do nosso país e do qual não temos saudade alguma.
Exigimos a apuração dos fatos, a prisão dos torturadores e a expulsão deles da Polícia Militar, já que a impunidade sobre crimes de tamanha proporção só estimula a reprodução cotidiana dessas barbaridades. É preciso que os policiais e a sociedade como um todo entenda que a Policia é instrumento de segurança do povo e não mecanismo desumano de afronta às pessoas; e que o trabalho pela segurança no estado não deve admitir atitudes que institucionalizem a violência. É fundamental nos insurgimos contra isso a fim de erradicar a violência policial no Amazonas.
O serviço que o poder público deve prestar à juventude é a universalização de políticas públicas que venham nos garantir pleno acesso à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e à saúde, de modo que tenhamos condições de nos desenvolver em âmbito intelectual, moral, profissional e emocional para podermos contribuir com o progresso da sociedade e o desenvolvimento do estado e do país. O Estado que ainda não disponibiliza instrumentos para que os jovens se desenvolvam com eficácia não pode coibir supostas indeliquencias. E em qualquer cenário sócio-econômico, a maneira de frustrar a inserção da juventude na criminalidade é reeducando e apresentando alternativas que levem a uma vida digna.
Por tudo isso, a UJS exige toda a punição aos torturadores e o fortalecimento das Políticas Públicas de Juventude. A melhor forma do estado atender e servir os jovens amazonenses!
União da Juventude Socialista (UJS)
89 anos de muita luta - PC do B - Partido Comunista do Brasil
Indígenas, parlamentares, professores, sindicalistas, estudantes, secretários estaduais, artistas, líderes religiosos, trabalhadores rurais, dirigentes partidários da capital e interior do Amazonas lotaram o plenário da Câmara Municipal de Manaus, nesta quinta-feira (24), durante a sessão especial de homenagem aos 89 anos do PCdoB.
A sessão foi proposta pela vereadora Lúcia Antony (PCdoB). “O PCdoB continua com seu objetivo de construir uma sociedade justa e fraterna para todos. Estamos ajudando a construir um novo Brasil no governo federal, com a valorização do trabalho, a luta pela redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários e saúde de qualidade”, afirmou a parlamentar.
O partido recebeu uma placa da direção da Câmara pelas mãos do presidente municipal da legenda, Anderson Souza, que fez uma homenagem para a filiada mais antiga do partido em Manaus, Lindalva Assunção, com 63 anos de filiação. “O PCdoB é um partido antigo mas jovem em suas ideias. Ao longo de sua história se destacou pela defesa da democracia, uma luta cara mas valorosa. Em 90 resistiu ao projeto neoliberal, a era FHC, de desmonte do país. Hoje é um partido do século XXI”, disse, destacando a conquista do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Copa do mundo e olimpíadas, o Fundo social do pré-sal, além da forte presença no movimento popular, indígena e social.
Para o secretário de Estado da Produção Rural e dirigente nacional do PCdoB, Eron Bezerra, a história de 89 anos do partido se deve às suas ideias. “Você não pode questionar uma instituição com tantos anos. Posso ate discordar da igreja católica, que tem mais de 1 mil anos, porém, devo respeitá-la. Ninguém destroi uma ideia, a não ser que apareça outra mais justa. Nossa causa é a liberdade”, disse Bezerra.
Entre os presentes à sessão estavam o presidente da CMM, Isaac Tayah, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Amazonas, Valderly Bernardo, os vereadores Eloi Abreu (PTN), Gilmar Nascimento (PSB), o deputado José Ricardo Wendling (PT), o presidente da UJS/AM, Bruno Corrêa, o presidente da Coordenação Amazônica das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias (Caarma), Alberto Jorge, o vereador Janderly Carvalho (PCdoB), de Manaquiri e o cantor Zezinho Corrêa.
A senadora Vanessa Grazziotin não compareceu à sessão e enviou uma carta saudando o aniversário de 89 anos do partido.
Amazonas
O PCdoB no Amazonas possui cerca de 20 mil filiados distribuídos nos seus 62 municípios. É o maior em número do filiados no Estado. Tem dois secretários de Estado, dois prefeitos – em Anamã e Japurá -, e uma senadora. Aguarda, agora, a posse de um deputado na Assembleia Legislativa do estado.
Fonte: Vermelho.org
A sessão foi proposta pela vereadora Lúcia Antony (PCdoB). “O PCdoB continua com seu objetivo de construir uma sociedade justa e fraterna para todos. Estamos ajudando a construir um novo Brasil no governo federal, com a valorização do trabalho, a luta pela redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários e saúde de qualidade”, afirmou a parlamentar.
O partido recebeu uma placa da direção da Câmara pelas mãos do presidente municipal da legenda, Anderson Souza, que fez uma homenagem para a filiada mais antiga do partido em Manaus, Lindalva Assunção, com 63 anos de filiação. “O PCdoB é um partido antigo mas jovem em suas ideias. Ao longo de sua história se destacou pela defesa da democracia, uma luta cara mas valorosa. Em 90 resistiu ao projeto neoliberal, a era FHC, de desmonte do país. Hoje é um partido do século XXI”, disse, destacando a conquista do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Copa do mundo e olimpíadas, o Fundo social do pré-sal, além da forte presença no movimento popular, indígena e social.
Para o secretário de Estado da Produção Rural e dirigente nacional do PCdoB, Eron Bezerra, a história de 89 anos do partido se deve às suas ideias. “Você não pode questionar uma instituição com tantos anos. Posso ate discordar da igreja católica, que tem mais de 1 mil anos, porém, devo respeitá-la. Ninguém destroi uma ideia, a não ser que apareça outra mais justa. Nossa causa é a liberdade”, disse Bezerra.
Entre os presentes à sessão estavam o presidente da CMM, Isaac Tayah, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Amazonas, Valderly Bernardo, os vereadores Eloi Abreu (PTN), Gilmar Nascimento (PSB), o deputado José Ricardo Wendling (PT), o presidente da UJS/AM, Bruno Corrêa, o presidente da Coordenação Amazônica das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias (Caarma), Alberto Jorge, o vereador Janderly Carvalho (PCdoB), de Manaquiri e o cantor Zezinho Corrêa.
A senadora Vanessa Grazziotin não compareceu à sessão e enviou uma carta saudando o aniversário de 89 anos do partido.
Amazonas
O PCdoB no Amazonas possui cerca de 20 mil filiados distribuídos nos seus 62 municípios. É o maior em número do filiados no Estado. Tem dois secretários de Estado, dois prefeitos – em Anamã e Japurá -, e uma senadora. Aguarda, agora, a posse de um deputado na Assembleia Legislativa do estado.
Fonte: Vermelho.org
quinta-feira, 24 de março de 2011
Estudantes ocupam a tribuna da Câmara Municipal de Manaus contra o aumento da tarifa em Manaus
O movimento estudantil organizado ocupa a tribuna da Câmara Municipal de Manaus neste dia 23 de março para cobrar dos vereadores um melhor debate sobre a tarifa do transporte, a tarifa esta proposta a 2,80 mostrado pelo presidente do SMTU Marcos Cavalcante. As entidades UNE,UBES,UEE,UESAM e UMES são contra a todo e qualquer aumento onde não seja discutido tambem uma tarifa social, o povo de Manaus, os trabalhadores e trabalhadoras não tem condições de bancar esse valor, muito menos os estudantes, que já sacrificam muito no seu orçamento, já na diminuição da meia-passagem e agora nesse aumento vai complicar mais ainda. Pedimos que todos machem que o nosso movimento dia 29 de março na grande jornada de luta do movimento estudantil na praça do congresso as 9hrs, para que a população se pronuncie se tem condições de pagar 2,80 por mais que frota se renove!!! Fica nosso repúdio....!!!!!
segunda-feira, 21 de março de 2011
Presidenta Dilma em Manaus
A presidente participará da abertura da campanha nacional contra o câncer de colo de útero e de mama. Evento será no Teatro Amazonas.
A presidenta Dilma Rousseff confirmou ao Governador do Estado, Omar Aziz, que virá a Manaus nesta terça-feira, dia 22 de março, para a abertura da campanha nacional contra o câncer de colo de útero e de mama. A solenidade será no Teatro Amazonas, às 10 horas. Na visita, a presidenta também reafirmará os compromissos que assumiu com o Amazonas quando Omar esteve com ela em Brasília, um dia após sua reeleição no primeiro turno.
Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, dentre os quais o que vai melhorar a mobilidade urbana em Manaus, como o novo sistema de transporte coletivo e as novas intervenções viárias. Ela também comprometeu-se em melhorar o sistema energético em todo o Estado e prorrogar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, estendendo-os para a Região Metropolitana (RMM) e possibilitando a atração de novos investimentos.
A visita ao Amazonas havia sido prometida pela ministra durante reunião com o Governador do Amazonas e os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, em Brasília, em dezembro do ano passado. Omar também já se reuniu com a ministra do Planejamento Mírian Belchior para discutir a inclusão de projetos do Governo Estadual na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Dentre os projetos estão novos eixos viários em Manaus, incluindo a construção de um anel viário contornando o Distrito Industrial e a expansão do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para o interior do Estado. Na primeira etapa do PAC2, o Amazonas foi contemplado com R$ 187 milhões.
O movimento estudantil estará presente para mostrar que a campanha da jornada de lutas da UNE e UBES estão em todo o brasil: 10% do PIB pra Educação - 50% do fundo social do pré-sal pra educação e por um PNE(Plano Nacional de Educação) a serviço do povo brasileiro.
A presidenta Dilma Rousseff confirmou ao Governador do Estado, Omar Aziz, que virá a Manaus nesta terça-feira, dia 22 de março, para a abertura da campanha nacional contra o câncer de colo de útero e de mama. A solenidade será no Teatro Amazonas, às 10 horas. Na visita, a presidenta também reafirmará os compromissos que assumiu com o Amazonas quando Omar esteve com ela em Brasília, um dia após sua reeleição no primeiro turno.
Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, dentre os quais o que vai melhorar a mobilidade urbana em Manaus, como o novo sistema de transporte coletivo e as novas intervenções viárias. Ela também comprometeu-se em melhorar o sistema energético em todo o Estado e prorrogar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, estendendo-os para a Região Metropolitana (RMM) e possibilitando a atração de novos investimentos.
A visita ao Amazonas havia sido prometida pela ministra durante reunião com o Governador do Amazonas e os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, em Brasília, em dezembro do ano passado. Omar também já se reuniu com a ministra do Planejamento Mírian Belchior para discutir a inclusão de projetos do Governo Estadual na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Dentre os projetos estão novos eixos viários em Manaus, incluindo a construção de um anel viário contornando o Distrito Industrial e a expansão do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para o interior do Estado. Na primeira etapa do PAC2, o Amazonas foi contemplado com R$ 187 milhões.
O movimento estudantil estará presente para mostrar que a campanha da jornada de lutas da UNE e UBES estão em todo o brasil: 10% do PIB pra Educação - 50% do fundo social do pré-sal pra educação e por um PNE(Plano Nacional de Educação) a serviço do povo brasileiro.
quarta-feira, 16 de março de 2011
A nova tarifa de ônibus
Confirmado pela prefeitura na manhã de hoje (15) o ajuste da tarifa do transporte coletivo em Manaus. Esse reajuste deve ser discutido até a próxima sexta-feira (18) e anunciado pelo Prefeito Amazonino Mendes, na próxima terça-feira (22). A informação é do presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante. O novo valor entra em vigor a partir de junho.
Essa tarifa nova só poderá ser cobrada a partir da entrada de 858 ônibus novos no sistema em junho. A definição do novo valor tem como base estudo técnico elaborado pela SMTU a partir de critérios como preço de combustível, idade da frota dos ônibus, quilometragem e número de passageiros nos coletivos.
Agora meus amigos qual é a garantia que a Prefeitura de Manaus vai dar a população se esses ônibus não forem novos e todo isso for apenas mas uma enganação como foi das outrasa vezes???
Fica aqui a nossa duvida em todo esse processo, temos um retrospecto não favoravel dos empresários do transporte coletivo, mas temos a certeza de que a sociedade e contra a qualquer aumento sem ter ônibus novos circulando na cidade.
Essa tarifa nova só poderá ser cobrada a partir da entrada de 858 ônibus novos no sistema em junho. A definição do novo valor tem como base estudo técnico elaborado pela SMTU a partir de critérios como preço de combustível, idade da frota dos ônibus, quilometragem e número de passageiros nos coletivos.
Agora meus amigos qual é a garantia que a Prefeitura de Manaus vai dar a população se esses ônibus não forem novos e todo isso for apenas mas uma enganação como foi das outrasa vezes???
Fica aqui a nossa duvida em todo esse processo, temos um retrospecto não favoravel dos empresários do transporte coletivo, mas temos a certeza de que a sociedade e contra a qualquer aumento sem ter ônibus novos circulando na cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)






