Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Programa Bolsa Universidade encerra hoje suas inscrições e ainda falta transparência!!!

Os 7.852 candidatos às bolsas do Programa Bolsa Universidade têm até hoje quarta-feira (11) para entregar a documentação exigida aos classificados, em Manaus. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a entrega deve ser feita na sede da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), Bloco D da Universidade Nilton Lins, Campus Parque das Laranjeiras. O atendimento teve início nesta segunda-feira (9) e segue nesta terça-feira, no horário de 8h às 17h, e na quarta-feira, das 8h às 19h.
A entrega da documentação é obrigatória para que o classificado possa ter acesso ao benefício. O público-alvo do programa é formado por estudantes sem condições de custear os estudos em Instituições Particulares de Ensino Superior de Manaus.
De acordo com dados da Prefeitura, na primeira chamada do Programa Bolsa Universidade para o ano letivo de 2014 foram classificadas 8.274 pessoas, das quais cerca de 35% concluíram os procedimentos, garantindo acesso ao Ensino Superior, por meio do Programa.
Do total de convocados, 3.869 candidatos fizeram processo de remanejamento do Programa. O procedimento é destinado aos candidatos que não conseguiram vagas na instituição ou no curso escolhido inicialmente e que tiveram a chance de fazer uma nova opção, no Portal do Candidato, e ainda garantir a bolsa. Outras 3.983 pessoas são convocadas para preencher vagas ainda no curso que escolheram na inscrição.

Este Programa ainda tem muitas falhas e já foram detectadas, refere-se às informações sobre a renda familiar dos beneficiados. Pelo menos 71 pessoas, algumas delas oriundas de escolas particulares, afirmaram que vivem sozinhas e com uma renda familiar bruta de R$ 200,00 (duzentos reais), sendo que, deste total, 23 pessoas receberam 100% da concessão do Bolsa Universidade.


Foi constatado também que pessoas com renda bruta familiar acima de R$ 1.000,00 (mil reais) receberam o benefício integral de 100%, enquanto pessoas que afirmam ter renda inferior ao salário mínimo ganharam apenas 50% de abatimento. Aproximadamente, 740 pessoas afirmaram ter renda familiar bruta de R$ 200, 00 a R$ 900,00.

Como alguém que ganha só duzentos reais consegue viver em Manaus? Há indícios de fraudes no Bolsa Universidade e o secretário deve se explicar e até hoje não explicou. É lamentável que um programa importante para garantir o acesso ao ensino superior de jovens e trabalhadores de baixa renda esteja sendo desvirtuado.
É preciso ter uma comissão ampla da sociedade civil organizada que garanta que essas pessoas precisam mesmo dessa bolsa e ninguém possa desvirtua esse Programa para beneficio eleitoreiro.
 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jovens da América Latina discutem agricultura familiar em Brasília

Durante três dias, jovens rurais de nove países estiveram reunidos.
Eles discutiram propostas para melhorar o trabalho no campo.


O encontro foi na Contag, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Sessenta e cinco jovens trocaram experiências sobre projetos que podem aumentar a renda da juventude rural.

Evangelina Codoni é diretora da Federação Agrária da Juventude da Argentina. Ela diz que sai com muitas ideias e vai cobrar do governo argentino políticas públicas voltadas para os campesinos.

Do encontro saiu uma carta com as reivindicações dos jovens que moram e trabalham no campo. São quatro pontos que serão apresentados aos líderes de nove países da América Latina pedindo reforma agrária, educação, trabalho para a juventude e projetos de lazer e cultura para o campo.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria-Geral da Presidência receberam o documento com os pedidos. A Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, prometeu entregar até o fim deste ano um programa com ações que melhorem a vida do jovem agricultor. Ela disse ainda que o Programa de Aquisição de Alimentos da Conab vai começar a comprar alimentos produzidos pela juventude rural.
Fonte:G1.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Revistinhas em quadrinhos e almanaques da turma da mônica custam mais de 3 milhões e meio de reais para a prefeitura de Manaus.

Você já teve revista em quadrinhos? Lembra quanto custa? Poise a prefeitura de Manaus através de um procedimento licitatório chamado Inexigível que quer dizer: Aqui a licitação seria inteiramente descabida em face da inviabilidade de competição, ou porque o objeto perseguido é singular, não existindo outro similar, ou porque singular é o ofertante do serviço ou o produtor/fornecedor do bem desejado. Em suma, um único particular está em condições de atender ao interesse público. O pressuposto aqui é a própria impossibilidade de competição.
Eu não acredito que aqui no Estado do :Amazonas tenha só está empresa que venda revista em quadrinhos, também acredito que as crianças tem outras prioridades neste momento como creches, lanche decente, almoço, espaços próprios para as escolas municipais.
 Prefeito Artur você deve estar brincando com a nossa cara.
Eu ainda não vi as grandes mídias cobrarem do prefeito alguma explicação. Por que será?

E brincadeira......

domingo, 6 de outubro de 2013

Conheça a campanha da UNE sobre as Eleições Limpas junto com a OAB

A UNE - União nacional dos Estudantes está com uma campanha, que você que foi as ruas levantar seu cartaz precisa saber. Eleições Limpas e isso que o povo quer.




POR ELEIÇÕES LIMPAS E DEMOCRÁTICAS

O atual sistema político brasileiro está viciado. Abre caminho para a corrupção eleitoral e para uma representação política que, em muitos casos, não atende às aspirações do povo brasileiro. Com isto, distorce a vontade popular limitando o alcance de uma verdadeira democracia política. 

As manifestações que o povo brasileiro, em particular a juventude, vem realizando são uma demonstração cabal da aspiração em liquidar com a corrupção e aprofundar o processo democrático no País. 

A Lei da Ficha Limpa cumpriu importante papel ao atacar as consequências da corrupção eleitoral. Agora é necessário enfrentar suas causas e adotar um sistema eleitoral que assegure o aprofundamento da democracia. 

Uma grave distorção do processo democrático está no sistema eleitoral. 

As eleições são feitas em torno de indivíduos e não de partidos e de propostas que expressem os interesses da maioria da sociedade. O eleitor vota, na maioria dos casos, sem conhecer as propostas do candidato. E se elege aquele que tiver mais dinheiro. Com isto o processo eleitoral fica rebaixado. Não se coloca em pauta as propostas de solução dos problemas de interesse da sociedade. 

Torna-se necessário a adoção de um sistema eleitoral em que as eleições se façam em torno de projetos e não em torno de indivíduos. Além do mais não há como proibir as doações empresariais, outras de nossas bandeiras, sem alterar o atual sistema eleitoral. 

Propomos a adoção de um sistema eleitoral em que o voto seja dado a um partido e ao seu programa. E que a eleição de parlamentares se dê em dois turnos, assegurando-se ao eleitor a palavra final sobre os eleitos. 

No primeiro, o eleitor votaria no partido e na sua lista de candidatos formada em processo democrático, com a participação de todos os filiados. No primeiro turno seria definido o número de parlamentares que cada partido elegeu, sem definir ainda quais. No segundo, os eleitores escolheriam o candidato de sua preferência. Esta escolha seria feita em torno do dobro das vagas obtidas por partido no primeiro turno. Assim, se um partido obteve cinco cadeiras, no segundo turno a votação seria entre os dez primeiros colocados da lista partidária. 

Com isto o primeiro turno garantiria a opção em torno de um determinado projeto para o país, estado ou município. E o segundo permitiria a escolha do candidato da preferência do eleitor. 

Dispomos de dados que demonstram que isso reduzirá o custo das eleições para a Justiça Eleitoral, pois hoje o que mais impacta esse valor é o número excessivo de candidatos.

A questão que mais distorce a vontade da maioria da população é o financiamento privado de campanha. Ele permite ao poder econômico influenciar o processo político, privilegiando candidatos que representam interesses de uma minoria em prejuízo dos candidatos que visam os interesses
da maioria do povo brasileiro. 

O real montante das doações privadas para as campanhas eleitorais não aparece. Se constitui de volumosas doações não declaradas que se prestam a formação do chamado “caixa dois”, causa principal da corrupção eleitoral. 

Uma análise deste financiamento, dito privado evidencia que de privado tem apenas o nome. Os políticos que dele se beneficiam, muitas vezes, retribuem aos seus financiadores com recursos públicos através do superfaturamento de obras e de contratos privilegiados. Esta prática acarreta
um saque aos recursos públicos de regra muito maiores do que a doação realizada.
 
Os candidatos que assim se elegem traem compromissos com seus eleitores, pois defendem os interesses de quem os financiou, causando justa indignação na sociedade. 

Para acabar com essa distorção do processo eleitoral e com a corrupção eleitoral é que propomos o financiamento democrático de campanha.
Por fim, o projeto ampliará a liberdade de expressão dos cidadãos e da imprensa, hoje cerceada por leis retrógradas que permitem até que internautas sejam multados por haverem emitido opiniões de natureza crítica. 

A Reforma Política Democrática com o financiamento democrático de campanha, a eleição parlamentar em dois turnos e a liberdade de expressão plena sobre a política representa o caminho para aprofundar a democracia, garantindo a ampliação da representação política da maioria da sociedade, valorizando o papel do eleitor e contribuindo para o fim da corrupção eleitoral.
Sim à Reforma Política Democrática!
Sim à ampliação da representação popular nas instâncias de poder!
Não ao financiamento de campanha por empresários!
Não à compra de votos e de parlamentares!


O Congresso Nacional decreta: 

Art. 1°
Esta Lei dispõe sobre ações e mecanismos que assegurem transparência no exercício do direito de voto, sobre financiamento democrático dos partidos e campanhas eleitorais, bem como sobre o controle social, a fiscalização e a prestação de contas nas eleições, alterando a Lei no
9.096 de 19 de Setembro de 1995 (Lei dos Partidos Políticos), a Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleições) e a Lei no 9.709, de 18 de novembro de 1998 (Lei da Democracia Direta).

Saiba mais sobre o projeto de lei no link abaixo.
https://eleicoeslimpas.org.br/assets/files/projeto_de_lei_eleicoes_limpas.pdf?1378475147

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO

A história conta que Cosme e Damião eram filhos de uma família cristã árabe e nasceram aproximadamente no ano 260 d.C. O talento que ambos tinham com medicina foi descoberto desde muito jovens, tanto é que eles se aprofundaram nesse área e se formaram na Síria. Foi quando eles se tornaram médicos muito prestigiados e decidiram, além da medicina, por serem também missionários na Egéia.

Eles eram reconhecidos por amar a Cristo de todo o coração e chegou um tempo que eles não cobravam mais por seus serviços, mas usavam a medicina como meio para atrair pessoas ao amor de Deus. Por causa disso, eles eram tidos como pessoas que eram inimigas do dinheiro. Usavam a medicina unicamente para converter os perdidos.

Por fazerem da sua profissão uma forma de pregaram o cristianismo, os gêmeos Cosme e Damião foram presos, acusados de serem feiticeiros e por curarem as pessoas, foram tidos como diabólicos. Quando eram questionados pelas autoridades eles diziam que curavam em nome de Jesus Cristo, com a força que Ele lhes dava.

Eles foram obrigados e ameaçados a adorarem outros deuses, mas recusaram por conhecer os princípios do evangelho desde pequenos. Em momento algum negaram a Deus ou abriram mão de seus princípios, apesar de sofrerem inúmeras torturas por causa disso. No ano 303, foi decretado pelo Imperador que eles fossem mortos e, ainda assim, eles resistiram as pedras e as flechas, foi quando os soldados tiveram quer recorrer à força das espadas para decapitá-los.

Após cem anos, o povo que admirava Cosme e Damião passou a adorá-los. Duzentos anos após a morte dos gêmeos, Justiniano, imperador da época, contraiu uma doença gravíssima e ordenou que levantassem uma igreja grandiosamente bela em homenagem a Cosme e Damião. A fama dos dois perdurou tanto que correu pelo Ocidente, inclusive em Roma, quando o papa Félix IV ordenou que fosse construída uma basílica em honra ao nome dos dois. Essa basílica foi inaugurada num dia 26 de setembro, então, Cosme e Damião passaram a ser festejados por todo povo católico nessa data!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PEC da musica é aprovada e aplica ilusão de preços baixos nos Cds e Dvds.

Com a presença de vários artistas, como Ivan Lins, Marisa Monte, Francis Hime, e Lenine, o Plenário do Senado concluiu, nesta terça-feira (24), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 123/2011), do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que isenta de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. A proposta, que já havia sido aprovada em primeiro turno no dia 11 de setembro em placar apertado, foi aprovada, em segundo turno, com 61 votos favoráveis, 4 contrários e nenhuma abstenção. A chamada PEC da Música será promulgada em sessão conjunta do Congresso Nacional no dia 1º de outubro. Inúmeros senadores se manifestaram em favor do texto, que teve a oposição apenas da bancada amazonense.

O objetivo do PEC é reduzir o preço desses produtos ao consumidor, dando a eles condições de competir com a venda de reproduções piratas. A iniciativa livra de impostos CDs e DVDs produzidos no Brasil “contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”. O benefício, no entanto, não alcança o processo de replicação industrial, que continuará a ser tributado.

Motivados pelo risco de a desoneração fiscal da produção musical ameaçar a indústria fonográfica e de vídeo instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM), os senadores do Amazonas se manifestarem contrários à proposta. Como a isenção se aplica à produção de CDs e DVDs em todas as regiões do país, os senadores argumentam que a proposta poderia diminuir a diferença de tratamento tributário que hoje favorece o polo e gerar o desemprego na região.

- Nós estamos votando uma matéria que vai gerar desemprego em um estado, porque mais de 90% dos produtos – CDs e DVDs – são fabricados com isenção fiscal no estado do Amazonas, na Zona Franca de Manaus – argumentou Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A bancada do Amazonas apresentou emendas que, se aprovadas, levariam a PEC a voltar para a análise da Câmara dos Deputados. No entanto, todas as emendas foram rejeitadas pelos demais parlamentares, que pediram a urgência da aprovação da proposta e alertaram para o risco da PEC retornar à Câmara.



Texto da PEC:
Acrescenta a alínea e ao inciso VI 
do art. 150 da Constituição Federal, instituindo imunidade tributária sobre os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no 
Brasil contendo obras musicais ou 
literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros 
bem como os suportes materiais ou 
arquivos digitais que os contenham.
                 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:
                Art. 1º O inciso VI do art. 150 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido da seguinte alínea e:
"Art. 150. ............................................................................
VI - .................................................................................
e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais
ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
.......................................... ”(NR)

Em entrevista hoje no jornal Acritica FM, a Senadora Vanessa Grazziotin alertou sobre o que coloquei em vermelho, "Suporte materias". "Isto tem que ser esclarecido, porque isto pode ser Tablet, Ipod, telefones celulares, todo equipamento que possa conter arquivo digital" Afirmou a Senadora.
Como e de costume textos como esses podem botar em XEQUE-MATE nossa Zona Franca de Manaus, e a Senadora junto com os demais senadores do Estado e o Governador já estão tomando as providências para que isto não aconteça. Uma ADIN deve ser apresentada pelo Governo do Estado do Amazonas.
Parabéns Senadora pela luta dos empregos da nossa querida Zona Franca.
http://www.youtube.com/watch?v=SgIgJWGXv3E

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Senado aprova minirreforma eleitoral e texto segue para a Câmara

Brasília - Após a aprovação de algumas emendas, o Senado concluiu, na noite de hoje (16) a votação do projeto da minirreforma eleitoral e encaminhou o texto para a Câmara dos Deputados. A matéria regulamenta diversas questões relacionadas às campanhas e ao processo eleitoral. Por isso, precisa ser votada e sancionada até o dia 4 de outubro para valer nas eleições do ano que vem.

Entre as principais mudanças estabelecidas no projeto está a proibição de que os partidos troquem seus candidatos na véspera da eleição, como ocorre atualmente. O texto estabelece que a mudança tem que ser feita até 20 dias antes do pleito. “Aquela questão de o candidato ficha suja ficar concorrendo até a véspera da eleição e depois trocar em cima da hora, nós acabamos com isso”, explicou o autor do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O texto também proíbe que o presidente da República que for candidato à reeleição faça pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para se promover ou atacar candidatos da oposição. Segundo Jucá, a questão foi colocada no projeto apenas para ficar mais clara. “É o que já era previsto na Constituição, nós só evidenciamos na legislação eleitoral”, disse.

Outro ponto da atual lei eleitoral que é alterado no projeto é o que trata da propaganda de boca de urna. O texto estipula multa, além da prisão, para quem praticar a divulgação de candidato no dia da eleição. Segundo Jucá, a detenção fica mantida para o indivíduo e para o mandante, se ele for identificado. “Nós só endurecemos acrescentando na lei a previsão da multa”, explicou o autor do projeto.

A minirreforma eleitoral ainda proíbe a propaganda em faixas, muros e placas e o adesivamento total de carros, chamado de envelopagem. Ficam permitidos adesivos de até 50 centímetros no vidro traseiro e a emissão de opinião pessoal em redes sociais na internet. Foi imposto ainda um limite de contratação de cabos eleitorais. Uma emenda pretendia impedir a doação de empresas para as campanhas, mas foi rejeitada pelo plenário.

O autor do projeto reconhece que o tempo para aprovação da matéria a tempo de ela valer para as próximas eleições é curto, mas se disse confiante. “Temos um prazo muito exíguo, mas temos conversado com os líderes da Câmara, conversei hoje com o deputado Cândido Vaccarezza [PT-SP], eu adotei emendas solicitadas pelos deputados, portanto nós estamos trabalhando em parceria”, disse Romero Jucá.