Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Inovação tecnológica e dicas simples podem ajudar o consumidor a gastar menos


De acordo com uma estimativa do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), da Eletrobrás, os eletrodomésticos são responsáveis por 70% da conta de uma família de 4 pessoas com gasto de 500 quilowatts-hora (cerca de R$150,00 por mês).

As Universidades Federais cada vez mais estimulam as inovações tecnológicas, um exemplo disso foi em 2006 dois pesquisadores da UFMG, que arregaçaram as mangas e montaram um protótipo de um refrigerador que funciona a partir da energia solar.

A geladeira desenvolvida pela dupla é um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar o consumidor que tenta baratear sua conta de luz. A potência média da geladeira consumida é de 300 watts por hora, o equivalente ao gasto de energia de três televisores.

No protótipo desenvolvido no exemplo citado, a grande novidade é o processo de absorção do calor, que não depende de energia elétrica. Durante o dia, a geladeira acumula energia térmica para possibilitar seu funcionamento noturno. Para longos períodos de céu encoberto, o protótipo possui um sistema auxiliar que utiliza outro combustível – biomassa (saiba o que é biomassa), por exemplo.

Outra alternativa é a utilização de coletores solares, responsáveis pela absorção de calor solar, para aquecimento da água. Para a utilização numa casa popular, os técnicos recomendam um boiler com capacidade de 400 litros de água e quatro placas de coletores solares espalhadas pelo telhado.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem enormes desafios em trabalhar com essas inovações para ajudar a quem cria e quem vai ser beneficiado por grandes ideias dentro da academia. Sem duvida, o ministro Aldo Rebelo com sua nova equipe irá desenvolver grandes trabalhos centrais e transversais e dará uma outra cara para esta pasta do Governo Federal.

Este artigo também está no Portal do Movimento Popular.

www.portaldomovimentopopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário