Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)
Mostrando postagens com marcador Estudantes.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estudantes.. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudantes e professores fazem protesto na ALE, em Manaus

Durante a manifestação na ALE cerca de 80 alunos de escolas municipais e estuduais invadiram a piscina localizada na frente da Assembleia Legislativa do Amazonas como forma de protesto.
Cerca 200 pessoas entre professores e alunos de escolas públicas do Amazonas realizaram uma manifestação na manhã desta quarta, 14, entre o conjunto Eldorado e a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em Manaus. O motivo seria reivindicar melhorias nas condições de trabalho na educação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório, as manifestações estão acontecendo a nível nacional. "São três dias de atividades em prol da educação estamos chamando atenção das autoridades ao piso salarial, aos 10% do PIB pela educação, 50% do pré sal pela educação e aos planos de cargos e salários", afirmou.

A manifestação, segundo Libório, é também para reinvidicar os direitos dos professores no interior do Amazonas, que, segundo ele, não estão recebendo salários na base do piso nacional.

Durante a manifestação na ALE cerca de 80 alunos de escolas municipais e estuduais invadiram a piscina localizada na frente da Assembleia Legislativa do Amazonas como forma de protesto.

Policiais Militares e Civis em parceria com a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados para impedir que houvesse depredação do patrimônio público e conseguiram conter os manifestantes.

Segundo a estudante Gabriela Cativo, 21, o planejamento para pular na piscina da ALE já estava sendo feito pelos alunos ainda nas escolas de origem. "No Congresso Nacional fazem isso e decidimos fazer aqui também", declarou.

Com a chegada da polícia, manifestantes foram contidos e a passeata terminou. Alunos foram encaminhados em microônibus pela Sinteam aos colégios de origem e representantes do orgão dirigiram-se à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para encaminhar até a mesa diretora do parlamento as reividicações dos educadores.

Sobre a cobrança de melhor piso salarial dos professores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que professores que trabalham em regime de 40 horas, dentro de sala de aula, recebem R$ 2.264,14, e mais R$ 300 de auxílio-alimentação.

A Semed disse ainda que caso o professor esteja fora da sala de aula, o salário é de R$ 2.058,30, também acrescidos de R$ 300 de alimentação. Os dois valores são superiores ao piso proposto pela 'Lei do Piso', que é de R$ 1.451,00. A Semed ressalta, ainda, que durante a manifestação realizada nessa manhã, não foram registrados problemas nas escolas com falta de professores por conta de adesões à manifestação. As aulas transcorreram normalmente.

Em nota sobre os professores da rede estadual a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que todos os pedidos feitos pela Siteam foram estudados em reunião com o governo, acertado um reajuste de 6% no piso salarial.

Ainda de acordo com a assessoria da Seduc, o salário atual do professor estadual é acima do piso nacional que hoje é de R$ 1451,00 para o atual salário dos professores do Amazonas de a nível médio de R$ 1905,00 para 40 horas, o terceiro maior do país para professor do ensino médio. Para os professores com licenciatura plena é de R$ 2.584, 75 para 40 horas.

Os estudantes já anunciaram a jornada de lutas das entidades estudantis que vão acontecer no final do mês, que vão parar a cidade de Manaus rumo a prefeitura de Manaus, para cobrar do Prefeito onde está a melhoria do transporte coletivo.

FONTE: D24

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nota do candidato à presidência da republica, José Serra – PSDB ao jornal “A CRITICA”

O orgulho de toda a entrevista que concede, José Serra lembra quando foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) na época da ditadura militar. Em sua entrevista ao jornal amazonense, cita que a UNE na época que era presidente, a entidade era forte e independente... ’ Vejo o Brasil inteiro, fui presidente da UNE, numa época que ela era forte e independente, quando veio o golpe militar de 64, eu estava em Manaus organizando um seminário sobre a Amazônia... Agora a UNE era uma entidade de massa genuína, não isso de hoje... ’’ Na verdade José Serra esquece que a UNE ao longo de seus 73 anos, fazendo um curto retrospecto,foi protagonista de um dos maiores movimentos de massas onde reuniu milhares de estudantes, Jovens, trabalhadores que foi os CARAS-PINTADAS, que derrubaram o presidente Fernando Callor de Mello, fora outras conquistas como a retomada do terreno da sede da UNE, na praia do Flamengo 152,onde o Estado brasileiro reconheceu a culpa do incêndio na casa dos estudantes, e mais recente uma grande conquista dos estudantes brasileiros em garantir que 50% dos fundos sociais do pré-sal sejam destinados a educação. Por toda sua historia de luta, esperamos que o presidenciável tenha mais respeito a entidade pois a UNE e NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ.