Em visita oficial na última semana as obras do Parque Tecnológico Deputado Orlando Bolçone, em São José do Rio Preto (SP), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou a contribuição desses espaços para o desenvolvimento do País.
O local abrigará três universidades públicas, um polo joalheiro, empresas com vocação tecnológica especialmente da área de saúde e, inclusive, uma floresta ecológica, que servirá para realização de pesquisas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“Não são apenas uma forma de incentivar as empresas de alta tecnologia, mas uma maneira de ajudar o Brasil a se engajar na vanguarda do desenvolvimento da economia mundial”, afirmou o ministro. “São José do Rio Preto confirma sua vocação de estar sempre ligada ao que há de mais avançado em termos de atração de investimento”,
ressaltou.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos, cujos últimos editais saíram em 2013, em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltada a parques tecnológicos em operação e em estágio de implantação.
Segundo o ministro, o MCTI tem condições de apoiar a iniciativa por meio dos programas de incentivo às empresas de inovação e dos editais voltados para os parques.
(Amazonas) No caso especificamente do Estado do Amazonas, a capital Manaus e região metropolitana podem ter um parque tecnológico com toda uma estrutura voltada para a sua grande vocação, a biodiversidade. Podendo ser instalada uma nova Universidade Publica para a área de tecnologia. Atualmente a proposta está sendo discutida por grupos de estudantes e professores da área de inovação e tecnologia da informação, segundo André Marsílio (formando de Sistemas da Informação da Fucapi e um dos envolvidos no debate), assim que o projeto for finalizado será encaminhado ao Ministro.
Fonte: Agência Gestão CT&I / Redação do MP
Acredite!!!
"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Inovação tecnológica e dicas simples podem ajudar o consumidor a gastar menos
De acordo com uma estimativa do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), da Eletrobrás, os eletrodomésticos são responsáveis por 70% da conta de uma família de 4 pessoas com gasto de 500 quilowatts-hora (cerca de R$150,00 por mês).
As Universidades Federais cada vez mais estimulam as inovações tecnológicas, um exemplo disso foi em 2006 dois pesquisadores da UFMG, que arregaçaram as mangas e montaram um protótipo de um refrigerador que funciona a partir da energia solar.
A geladeira desenvolvida pela dupla é um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar o consumidor que tenta baratear sua conta de luz. A potência média da geladeira consumida é de 300 watts por hora, o equivalente ao gasto de energia de três televisores.
No protótipo desenvolvido no exemplo citado, a grande novidade é o processo de absorção do calor, que não depende de energia elétrica. Durante o dia, a geladeira acumula energia térmica para possibilitar seu funcionamento noturno. Para longos períodos de céu encoberto, o protótipo possui um sistema auxiliar que utiliza outro combustível – biomassa (saiba o que é biomassa), por exemplo.
Outra alternativa é a utilização de coletores solares, responsáveis pela absorção de calor solar, para aquecimento da água. Para a utilização numa casa popular, os técnicos recomendam um boiler com capacidade de 400 litros de água e quatro placas de coletores solares espalhadas pelo telhado.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem enormes desafios em trabalhar com essas inovações para ajudar a quem cria e quem vai ser beneficiado por grandes ideias dentro da academia. Sem duvida, o ministro Aldo Rebelo com sua nova equipe irá desenvolver grandes trabalhos centrais e transversais e dará uma outra cara para esta pasta do Governo Federal.
Este artigo também está no Portal do Movimento Popular.
www.portaldomovimentopopular.com.br
domingo, 25 de janeiro de 2015
Portal do Movimento Popular entra para fazer história na comunicação no Amazonas
Portal do Movimento Popular é lançado no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Urbana do Amazonas (STIUAM) no ultimo dia 17 é já está um sucesso.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento de lançamento do Portal do Movimento Popular, realizado, no STIUAM. Dentre os presentes, compuseram a mesa de trabalhos o ex-secretário da Sepror e atual presidente do PC do B, Eron Bezerra, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Wilson Reis, a presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Ísis Tavares, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Urbana do Estado do Amazonas, Edney Martins e o publicitário, Delcinei Oliveira.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Wilson Reis, este é um importante espaço que se abre para ouvir a da comunidade. “Aí a gente entende que estão as donas de casa, os trabalhadores, os estudantes, e todos os movimentos sociais que tem, no portal, uma alternativa para exercer o seu direito à comunicação que é controlada pela grande mídia”, diz.
Segundo ele, a ferramenta surge no sentido de dar voz a quem não acessa outros espaços de manifestação pública. “Este é um dos grandes gargalos da política brasileira, a maior parte da população não se vê representada pelos políticos parlamentares atuais, mas não encontra meio de expressão e diálogo”.
“Esta é a fundamental importância deste canal aberto à sociedade civil, aos movimentos sociais, representa um passo no sentido da legitimidade da representação popular”, acrescenta e conclui.
www.portaldomovimentopopular.com.br
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Prefeito irresponsável deixa 3 escola fechar as portas por dívida em aluguel de prédio!!!
Enquanto uns lutam para criar oportunidade para uma educação de qualidade, o prefeito Arthur Neto vai na contramão de tudo que o povo mais quer, Educação!
Mais de 300 alunos irão iniciar o ano de 2015 sem aulas na Escola Municipal Lóris Cordovil, localizada na Praça 14, Zona Sul.O motivo seria, segundo pais de alunos, uma suposta dívida de aluguel da Prefeitura com o proprietário do prédio. A escola foi uma das três melhores colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2013. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) afirma que muitas escolas da capital passam pelo mesmo problema. Uma manifestação está marcada para esta quinta-feira (18). Ao tentarem realizar rematrícula dos seus filhos ontem, muitos pais foram surpreendidos com a notícia da desativação da escola, que existe no local há cerca de cinco anos. A instituição foi premiada em 2013 pela Prefeitura por ser uma das três melhores colocadas no Ideb. O fechamento causou transtorno em alguns pais.
"Aqui funciona uma das melhores escolas da área. Meu filho vem lá de Petrópolis pra cá por causa disso", disse a mãe de um aluno, que não quis se identificar. A mulher ainda comentou que uma suposta dívida de aluguel com a Prefeitura seria o motivo do fechamento da escola. "O que se comenta é que esse prédio pertence a uma igreja, que eu faço parte, e funcionava como uma escola também. O valor do aluguel estava muito alto, talvez e o proprietário pode ter pedido de volta. É uma possibilidade", disse.
Segundo o presidente do Sinteam, Marcus Libório, a prática é antiga em Manaus. Ele informou à reportagem que se reuniu ontem com a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para cobrar explicações sobre o motivo da escola ter sido fechada. A Semed disse que desconhecia o caso. "Achei surpreso a Secretaria não saber que a escola será desativada. Nós somos contra a Prefeitura alugar prédios. É necessário que haja investimentos em escolas de ensino fundamental, mas principalmente em creches, que é a maior demanda", explicou.
A Semed foi procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, mas as ligações na sede não foram atendidas.
CMEI fechado

Moradores também contam que há um ano, o Cmei Jesus é Uma Criança, localizado na mesma área, também foi fechado. Os alunos foram remanejados para outras escolas na ocasião. Estudantes contavam somente com as duas escolas para ensino fundamental e básico.
Libório ainda informou que o Sindicato deve formalizar um documento para saber se outras escolas passarão pela situação. "Quando conversamos com a Semed ficou claro que eles não ligam muito pro fato da escola ter sido premiada pelo Ideb. Isso prejudica e desmotiva o
trabalho que foi realizado pelos professores durante tanto tempo”, afirma.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Prefeito de Manaus pode perder recurso federal por incompetência.
Prazo encerra no dia 22 e nenhum dos dez projetos foi aprovado.
Mais de R$ 31 milhões de pacote de obras podem retornar para União. Dez projetos de Manaus selecionados para receber recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Cidades Históricas continuam sem aprovação. Caso as propostas não sejam aprovadas até o dia 22 de dezembro, mais de R$ 31 milhões retornarão para União. Nesta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) admitiu o risco de parte das obras ficar de fora do pacote, que previa ações de restauro e requalificação do Centro Histórico da capital.
Um ano e três meses após a divulgação da lista de projetos que seriam beneficiados com recursos federais, a realização das obras ainda é incerta. Inicialmente, a União reservou o montante de aproximadamente R$ 33 milhões para Manaus. Entretanto, desde agosto de 2013, o valor destinado aos dez projetos sofreu redução e agora é de R$ R$ 31.219.477,35. O montante global com valor de cada obra ainda pode variar até a aprovação.
A Praça XV de Novembro e Relógio Municipal, a Praça Dom Pedro II, a Praça Adalberto Vale, a Praça Tenreiro Aranha e o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa estão entre os locais listados para as reformas e requalificações. O Pavilhão Universal, o Casarão da Biblioteca Municipal, da antiga Câmara Municipal, do antigo Hotel Cassina e do antigo edifício do Corpo de Bombeiros também são os prédios que podem receber melhorias.
Prefeito reclama que não tem verba, mais quando têm vai desperdiçar por incapacidade de administrar.
O que é isso prefeito????
Relembrar e preciso....
Em visita a Manaus, onde assinou a liberação de recursos da ordem de R$ 85,3 milhões e promover melhorias no setor pelo qual é responsável, o ministro da Saúde Alexandre Padilha disse ontem, que o governo federal está empenhado em suprir ou pelo menos reduzir a falta de médicos no interior do Amazonas por meio do Programa Mais Médicos. O ‘Mais Médicos’ faz parte do pacto federal pela melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de buscar atrair esses profissionais para regiões onde houver escassez e ausência de médicos, oferecendo salário mensal de R$ 10 mil mais R$ 30 mil para auxílio moradia e deslocamento. Para o vice-governador José Melo, a chegada de mais médicos para atuar no interior vem a somar consideráveis esforços a programas como o ‘Saúde Itinerante’, que promove mutirões de cirurgia de média e baixa complexidade, além de consultas médicas e exames especializados feitos presencialmente nos municípios.
Julho de 2013
Agora me respondam. A saúde ta uma beleza? Onde foi parar esse dinheiro FEDERAL??????
Mais de R$ 31 milhões de pacote de obras podem retornar para União. Dez projetos de Manaus selecionados para receber recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Cidades Históricas continuam sem aprovação. Caso as propostas não sejam aprovadas até o dia 22 de dezembro, mais de R$ 31 milhões retornarão para União. Nesta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) admitiu o risco de parte das obras ficar de fora do pacote, que previa ações de restauro e requalificação do Centro Histórico da capital.
Um ano e três meses após a divulgação da lista de projetos que seriam beneficiados com recursos federais, a realização das obras ainda é incerta. Inicialmente, a União reservou o montante de aproximadamente R$ 33 milhões para Manaus. Entretanto, desde agosto de 2013, o valor destinado aos dez projetos sofreu redução e agora é de R$ R$ 31.219.477,35. O montante global com valor de cada obra ainda pode variar até a aprovação.
A Praça XV de Novembro e Relógio Municipal, a Praça Dom Pedro II, a Praça Adalberto Vale, a Praça Tenreiro Aranha e o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa estão entre os locais listados para as reformas e requalificações. O Pavilhão Universal, o Casarão da Biblioteca Municipal, da antiga Câmara Municipal, do antigo Hotel Cassina e do antigo edifício do Corpo de Bombeiros também são os prédios que podem receber melhorias.
Prefeito reclama que não tem verba, mais quando têm vai desperdiçar por incapacidade de administrar.
O que é isso prefeito????
Em visita a Manaus, onde assinou a liberação de recursos da ordem de R$ 85,3 milhões e promover melhorias no setor pelo qual é responsável, o ministro da Saúde Alexandre Padilha disse ontem, que o governo federal está empenhado em suprir ou pelo menos reduzir a falta de médicos no interior do Amazonas por meio do Programa Mais Médicos. O ‘Mais Médicos’ faz parte do pacto federal pela melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de buscar atrair esses profissionais para regiões onde houver escassez e ausência de médicos, oferecendo salário mensal de R$ 10 mil mais R$ 30 mil para auxílio moradia e deslocamento. Para o vice-governador José Melo, a chegada de mais médicos para atuar no interior vem a somar consideráveis esforços a programas como o ‘Saúde Itinerante’, que promove mutirões de cirurgia de média e baixa complexidade, além de consultas médicas e exames especializados feitos presencialmente nos municípios.
Julho de 2013
Agora me respondam. A saúde ta uma beleza? Onde foi parar esse dinheiro FEDERAL??????
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
11 de agosto dia do estudante...que o fogo da luta diária dos estudantes não apague a vontade de mudança a cada amanhã..
Foi como líder estudantil que aprendi e aprendo todos os dias a revigorá minha vontade de transformar o mundo!Não deixe que ninguém diga que é impossível, aprenda que nem sempre vencemos na 1 batalha pois a guerra e continua...Viva os estudantes...viva o povo brasileiro...viva a quem luta todos dias pelas transformações no nosso lindo Brasil!!!!
O depoimento de que as transformações não acabaram!!!!
" Sou tão inteligente e competente quanto meus colegas, mesmo sem ter tido as mesmas oportunidades no passado"
Suzane da Silva - São Paulo/São Paulo
Meu nome é Suzane, sou negra e filha de uma faxineira e de um cobrador de ônibus mineiros, que estudaram até a quarta série do antigo ensino primário. Meus pais vieram para São Paulo buscando uma vida melhor. Minha família sofreu muito com o desemprego, a fome, a pobreza extrema e a precariedade da saúde e da educação nos governos anteriores. Quando eu era criança, minha mãe às vezes me levava junto dela à escola particular onde ela fazia faxina. Eu sofria muito ao ver a ostentação e o luxo dessa escola, enquanto eu e minha mãe, éramos tratadas como lixo. Mas converti esse sofrimento em amor à justiça social e é, por ela, que eu sempre lutei e permanecerei lutando pelo resto da vida. Formei-me cidadã em Viçosa- MG, onde sinto muito orgulho de ter tirado meu título eleitoral, aos 16 anos, para votar no Lula. Foi lá que percebi que o Brasil precisava deixar de ser o país do futuro e se tornar o país do presente. E sei que é esse o sonho que estamos realizando.
Hoje eu também colho os frutos desse “Brasil Para Todos” que construímos nos últimos 12 anos. Estudo medicina em São Paulo, curso para o qual ingressei através das cotas para negro do ProUni. Sempre estudei em escola pública e, agora, convivo de igual para igual com pessoas que estudaram a vida toda em escola particular. E sou tão inteligente e competente quanto meus colegas mesmo sem ter tido as mesmas oportunidades no passado. E conheço muitos estudantes e médicos brasileiros que reconhecem os avanços que estamos conquistando com programas como o “Mais Médicos” . As dificuldades da vida me mostraram que o meu verdadeiro mérito é poder me tornar uma boa médica da família para cuidar desse povo sofrido que eu amo. Serei a primeira médica da minha família e ainda quero ver muitas outras famílias pobres tendo a oportunidade de mudar as suas vidas para melhor. E eu acredito que o amor vencerá o ódio e quero ver Dilma dando continuidade a esses avanços!
#JUNTOSOMOSMAIS #ACREDITENAJUVENTUDE
#JUNTOSOMOSMAIS #ACREDITENAJUVENTUDE
#JUNTOSOMOSMAIS #ACREDITENAJUVENTUDE
#JUNTOSOMOSMAIS #ACREDITENAJUVENTUDE
#JUNTOSOMOSMAIS #ACREDITENAJUVENTUDE
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Quem é André Marsílio?
Aos 18 anos começa sua atuação politica, dentro das politicas publicas de Juventude, ajudando a construir a 1ª Conferência de políticas públicas para juventude no Estado. Neste mesmo tempo reestruturou o DCE – Fucapi onde, durante dois mandatos obteve uma grande participação nas lutas no movimento estudantil . Foi eleito Diretor da UEE-AM União Estadual dos Estudantes e, posteriormente eleito Diretor da UNE – União Nacional dos Estudantes, também por dois mandatos consecutivos.
Colaborou ativamente neste
período, dentro do movimento de juventude, para a inclusão do termo “Jovem” na
Constituição da República para que, assim, os Governos tratassem a juventude
como segmento da sociedade, podendo
assim destinar-lhe recursos do PIB para
politicas destinadas à juventude. Se fez
presente na luta pela manutenção da meia-passagem, uma conquista histórica, mas
que sofreu duros golpes e, assim, não avançando em propostas como o Passe
Livre. Esteve na luta para que o Pré-Sal
entrasse na discussão como uma riqueza para servir aos brasileiros e não se repetir
erros históricos como ocorreu com os ciclos da borracha e do café, apresentando
a proposta dos royalties do Pré-Sal para a educação, importante vitória para a educação brasileira.
Poderiam ser enumeradas muitas outras lutas e conquistas dentro desses mais de
15 anos de atuação politica.
Quer ressaltar nestas Eleições/2014
um alerta cívico, o de que a Política precisa de sangue novo, de ideias novas, de
uma nova cara, e gente que pense no ontem, no hoje e no amanhã, mas com foco centrado
em quem mais precisa de inclusão social
e de quem repudia a ausência do Estado nos setores mais prementes, como é o
setor rural e o segmento da mobilidade urbana.
André Marsílio exerceu recentemente
um papel importantíssimo na Secretaria de Estado da Produção Rural, onde apresentou
um programa sobre políticas públicas para os jovens e as mulheres rurais,
levando curso de capacitação e projetos para que os jovens permanecessem no
campo, com políticas de investimento em financiamento e acompanhamento técnico
na sua produção, uma revolução nesse segmento que nunca tinha recebido atenção
no Estado.
É com as mãos limpas, e com essas
ideias ousadas, com propostas inovadoras, que apresenta sua candidatura a
Deputado Estadual, oportunizando ao eleitorado uma nova política, com uma nova
feição, sepultando a mesmice e a palermice, de que o povo já não tolera mais.
Tarefas destacadas que o credenciam
*Coordenador da Pastoral da
Juventude
*Diretor da União Estadual dos
Estudantes do Amazonas – UEE-AM
*Diretor da União Nacional dos
Estudantes AM-RR por 2 mandatos
*Presidente do Diretório Central
dos Estudantes da Faculdade Fucapi
*Membro do Fórum Estadual pela
Educação
*Coordenador do Programa de
Valorização da Mulher e Jovem Rural da Sepror.
A DECISÃO É SUA!
A DISPOSIÇÃO É NOSSA!
INOVE!
Assinar:
Postagens (Atom)















