Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Frota de ônibus incompleta e prefeitura não multa empresas



Empresas não cumpriram prazo, encerrado em novembro, para renovar a frota em Manaus. SMTU diz que espera mais 30 dias.



As empresas que venceram a licitação para realizar o transporte coletivo em Manaus estão devendo a entrada de 77 ônibus novos no sistema.

Elas tinham prazo de 120 dias, encerrado em novembro do ano passado, para colocar 858 novos veículos, mas só conseguiram trazer 781 conforme a Superintendência Municipal dos Transportes Urbanos (SMTU). O prazo de 120 dias para a renovação da frota está previsto no edital elaborado pela Prefeitura de Manaus.

Num primeiro momento, as empresas teriam um prazo de 60 dias contar do início da operação no sistema - que ocorreu em julho de 2011 - para trazer a primeira metade dos novos ônibus e posteriormente mais 60 dias para entregarem a segunda metade.

Neste caso, todos os 858 ônibus novos já deveriam estar circulando desde novembro do ano passado. A SMTU não esclareceu o motivo para que os prazos previstos no edital não tenham sido cumpridos pelas dez empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo em Manaus.

Por meio de sua assessoria informou apenas que até o final do mês de março todos os 858 novos ônibus garantidos pela prefeitura estarão em circulação. De acordo com a SMTU, somente no próximo dia 10 março, sete articulados sairão da fábrica e devem completar a nova frota do transporte público na capital amazonense.

Tarifa maior

Em março de 2011, a Prefeitura de Manaus preferiu adotar o novo valor da tarifa - de R$ 2,25 para R$ 2,75 - somente após a chegada dos ônibus da nova frota que, na época, estavam sendo aguardados para os meses de junho e julho do mesmo ano.

Já no mês de outubro, apenas 450 ônibus fabricados em 2011 estavam circulando em Manaus e correspondiam a um pouco mais da metade da meta de renovação da frota imposta para as dez concessionárias pelo edital de licitação elaborado pela prefeitura.

Contudo, em novembro do ano passado, o Waldemir José (PT) chegou a exigir a comprovação do alcance da meta de renovação da frota dentro do prazo, mas, na época, também não teve esclarecimentos da SMTU e nem do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), que reúne as empresas que operam o sistema.

Em números

781 ônibus novos estão circulando em Manaus. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 85 novos veículos estão na frota da empresa Rondônia, 72 são da Açaí, 67 estão na frota da empresa São Pedro, 67 são da Integração, 70 veículos são da Via Verde, mais 70 são da Expresso Coroado, o total de 168 estão circulando na frota da Global, 11 na empresa Transto, 52 circulam na Líder e 100.

Fonte: Acritica

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entidades estudantis vão entregar ao ministro Aldo Rebelo carta reivindicando o direito a meia-entrada nos jogos da copa.



As entidades estudantis UNE,UBES,UEE-AM,UMES e UESAM vão entregar uma carta ao ministro Aldo Rebelo neste dia 03 de fevereiro na Arena da Amazônia as 8:30 da manhã em sua 1 visita ao Amazonas como Ministro do Esporte. Segundo André Marsílio diretor da UNE – AM/RR as entidades estudantis estão em constante mobilização para garantir o direito da meia-entrada nos jogos da copa do mundo. O projeto da lei geral da copa vai incluir estudantes, idosos, indígenas e pessoas com deficiência física graças ao grande poder de mobilização destes movimentos sociais, os estudantes vão ter uma grande vitoria, pois a UNE e a UBES vão ser as únicas entidades a emitir carteiras a pós a aprovação da lei.
No mês de dezembro passado as entidades fizeram uma pressão junto ao governo acampando na Esplanada dos Ministérios pela inclusão da lei da meia-entrada que vigora no país desde a década de 30. Para a presidente da UEE-AM Beatriz Calheiro a entrega da carta servirá também para que a lei da meia-entrada no Amazonas ganhe mais respeito, pois hoje existe uma ação do ministério publico obrigando as empresas de shows a cumprirem a lei da meia-entrada e os estudantes acabam sendo lesados com o descumprimento de uma conquista que tem meio século de pratica no país.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empresas terão que cumprir a lei da meia entrada

                                                                                                                                                           Uma Ação Civil Pública instaurada pela 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor teve liminar concedida pela 6ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho, obrigando as empresas Fábrica de Eventos Ltda., Fire Casa de Festas e Eventos Ltda., T.G.I Comércio, Representações, Diverões Ltda., e outros, a instituir o pagamento de ingressos com valor de meia entrada (50% do valor total). O abatimento deverá ser praticado em todos os ingressos, inclusive os promocionais, com descontos e antecipados. A meia entrada deverá ser válida ainda para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, professores da rede pública municipal de ensino e para doadores de sangue mediante apresentação da carteira de doador expedida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - HEMOAM.

Para os estudantes, o desconto será concedido mediante a apresentação da carteira estudantil expedida por instituições ou agremiações a que pertençam. A meia entrada é válida para todos os assentos disponíveis no evento.

Os estabelecimentos deverão colocar placas informativas em espaços de grande visibilidade, próximo ao local da venda dos ingressos, informando sobre o pagamento da meia entrada. As empresas que descumprirem a liminar serão multadas em 5.000,00 (cinco mil reais) por dia. A meia entrada a estudantes é um direito garantido pela Lei Estadual nº.3.076/2006 e Lei Mnunicipal nº.362./2006, alterada pela Lei n.050/2007, bem como pela Medida Provisória nº.2.208/2001.

As entidades estudantis UNE, UBES, UEE-AM, UESAM e UMES prometem fazer uma blitz junto com o MP-AM e outros órgãos de fiscalização para o cumprimento da lei.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Falta de linhas regulares de ônibus leva usuários a optar por transportes "clandestinos"

Apesar de saberem dos riscos, passageiros dizem que não abrem mão do serviço Em condições precárias, sem segurança e pagando uma tarifa menor. É assim que dezenas de trabalhadores seguem diariamente a viagem de casa para o trabalho, e vice-versa, num transporte coletivo irregular chamado por eles de ônibus “pirata”.
É a insatisfação com o sistema de transporte coletivo regular que tem levado estes trabalhadores a optarem por esta viagem perigosa. A pontualidade, itinerário que atende às necessidades desses passageiros e uma tarifa de R$ 2,50 são as “vantagens” apontadas por usuários para se arriscarem em uma viagem clandestina pelas ruas da cidade.
A diarista Conceição* mora na comunidade João Paulo, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, e há oito meses segue de casa para o trabalho, na avenida do Cetur, bairro Tarumã, Zona Oeste, num ônibus “pirata”. Embora saiba do perigo, Conceição diz que foi a única solução para conseguir chegar ao trabalho em até uma hora.
“Eu sinto medo, sei que é um transporte proibido, mas é o único que faz o trajeto da minha casa até o trabalho sem eu precisar parar em dois terminais e encarar horas e mais horas de viagem”, conta.
Na tarde da última quinta-feira, 19, a equipe de A CRÍTICA flagrou um ônibus pirata e acompanhou como o motorista não se sente inibido em transportar passageiros na clandestinidade. É com usuários na escada da porta do ônibus, que vai aberta, que o motorista segue pela avenida do Turismo e é abordado por trabalhadores daquela área.
Com o itinerário que segue pelas zonas Norte e Leste, por bairros como Cidade Nova , Cidade de Deus e Jorge Teixeira, o embarque de passageiros é feito apenas na avenida do Turismo. A cada parada, até seis trabalhadores embarcam no transporte coletivo clandestino.
Pontualidade
É a partir da estrada da Cidade Nova que, aos poucos, os passageiros começam a desembarcar.
“Pra voltar para casa num ônibus de linha comum precisaria parar no terminal 3 (Cidade Nova), esperar outro ônibus para seguir até o terminal 1 (Centro) e, finalmente, pegar outro para a comunidade João Paulo. Levaria pelo menos umas três horas para voltar do trabalho”, reclama Conceição.
A pontualidade é a característica que atrai muitos usuários para esse tipo de transporte. “Sabemos que ele irá passar pontualmente. E quando o motorista vai atrasar ele avisa para alguém daqui do ponto”, acrescenta a diarista.
Durante o flagrante, a equipe de reportagem observou muitos trabalhadores correndo para embarcar no ônibus “pirata”. Durante o percurso do transporte clandestino acompanhado pela equipe de reportagem, não foi vista nenhuma fiscalização pelo caminho.
“Nunca soube de algum ônibus desse tipo que tenha sido apreendido. Mas se isso ocorrer, muita gente que o utiliza enfrentará uma longa viagem para chegar em casa e ir para o trabalho optando pelo ônibus comum”, lamentou Conceição.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) em busca de informações sobre a falta de linhas regulares para a área do Tarumã, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Necessidade
Para o doutor em Planejamento de Transporte e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves, a qualidade no serviço de transporte coletivo regular - isto é, dos ônibus de linhas -, direciona a migração ou não dos passageiros para o ônibus clandestino.
“É uma relação de custo e benefício. O ônibus de linha demora a passar, os itinerários são dispersos, o usuário precisa fazer a integração nos terminais, enfrenta filas enormes nesses terminais, passa muito tempo dentro do ônibus. Estas situações apontam para um serviço de baixa qualidade que favorece essa ‘concorrência’, que cobra um valor mais baixo”, diz o especialista.
Luiz Eduardo Leal, um dos idealizadores do site TransitoManaus, que oferece o serviço de mapas com todos os itinerários das linhas de ônibus, explica que reclamações sobre o horário dos itinerários e a falta de linhas em algumas áreas da cidade são frequentes pelos usuários que contribuem com informações para a ferramenta.
“Manaus tem uma demanda muito grande de usuários de transporte público mas ainda não consegue atender a necessidade de muitos”, explica.

Fonte: acritica.com

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeito engana estudantes mais uma vez

Prefeito brinca com a cara dos estudantes manauaras!!!

Mais uma vez como de costume o prefeito Amazonino Mendes engana os estudantes manauaras com o discurso que existe em Manaus 60 Lan House’s para efetuar o cadastro do passe estudantil. Até agora nada de divulgarem onde estão essas LanHouse’s   e ainda quando o estudante vai efetuar o carregamento da carteira nos terminais de ônibus quase que sempre esta fora de sistema. O descaso com os estudantes não e por acaso, e a classe social que mais vai às ruas para protestar contra o prefeito.
Em entrevista recente, contou que tem mais de 700 ônibus novos na cidade e que até meados de julho todos os ônibus licitados já estarão em Manaus. Mais mentira do prefeito, que no começo do ano de 2011 foi realizado um fórum do transporte coletivo de uma semana para mostrar a quem estivesse interessado os “dados da planilha” que serviriam para calcular o novo valor da tarifa, neste mesmo fórum foi bastante exaltado pelo Superintendente da SMTU que o sistema de transporte coletivo iria mudar, com novas paradas com placas informativas dos horários dos ônibus, via exclusiva para os ônibus articulados e mais conforto para os usuários.
Infelizmente ainda temos um sistema de transporte coletivo muito além do que o povo merece, precisa de um CHOQUE DE ORDEM o mais rápido possível para que assim o povo manauara não passe mais essas humilhações que é usar o transporte publico em Manaus.
Eleição esta ai.....não esqueça de tudo isso!!!!!!!!!


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Só carteira da UNE vai valer na Copa do Mundo

Relatório da Lei Geral da Copa restringe a possibilidade de meia-entrada apenas a um novo modelo de carteira de estudante emitida pelas organizações estudantis.


Novas versões dos relatórios ao projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 atendem em parte a um antigo pleito da União Nacional dos Estudantes (UNE): a volta da primazia na emissão de carteiras de estudantes que dão direito à meia-entrada. A prevalecer a versão mais recente do relatório da Lei Geral da Copa, apresentado hoje (20) pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), somente com um modelo de identidade estudantil emitido pela UNE e outras instituições similares, como a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos e diretórios estudantis das universidades, será possível acesso ao lote de ingressos mais baratos nos jogos da Copa do Mundo que será colocado à disposição. Pelo relatório de Vicente Cândido, o lote de ingressos populares ficará com preço por volta de R$ 50.

Durante muito tempo, a emissão de identidades estudantis foi uma importante fonte de renda da UNE e outras organizações estudantis. Hoje, a emissão das carteiras passou a ser responsabilidade das escolas. E até mesmo cursos de idioma podem emitir documentos que garantem meia-entrada em espetáculos e eventos esportivos. Desde 2001, a UNE briga para derrubar a medida provisória que permitiu essa situação.

Reunião suspensa

O texto de Vicente Cândido seria discutido hoje. Mas a reunião da comissão especial da Lei Geral da Copa acabou suspensa sem votação do relatório por conta de novas divergências entre o governo, o relator e deputados sobre a responsabilidade da União em problemas de segurança e acidentes naturais, como antecipou o Congresso em Foco em setembro e na semana passada.

Vicente Cândido apresentou hoje duas versões do relatório, uma pela manhã e outra à tarde, já com alterações feitas a pedido do governo. As duas dizem que as carteirinhas precisarão ter “fé pública”. O inciso 6º do artigo 26 diz que, para comprovar ser estudante, será necessário um documento padronizado confeccionado pela Casa da Moeda e expedido “exclusivamente” pela UNE, UBES e outras entidades mencionadas.

Idosos e deficientes

Ao contrário do que fez na semana passada, Cândido voltou a contrariar o governo ao tirar do projeto a vigência do Estatuto do Idoso. A lei não vai valer para a Copa, segundo o relatório do deputado.

Em vez disso, haverá uma cota de 300 mil ingressos populares ao custo de cerca de R$ 50. Cento e cinqüenta mil entradas ficarão reservadas a idosos com mais de 65 anos e estudantes. Outros cento e cinqüenta mil estarão à disposição de índios, de beneficiários do Bolsa Família e de pessoas que aderirem à campanha do desarmamento, trocando armas por ingressos.

Como na semana passada, a situação das pessoas com deficiência está indefinida. O texto apenas diz que o Poder Público e a Fifa têm permissão para firmar acordos para garantirem preços especiais aos deficientes, jogado a situação para o futuro.

Fonte: Congresso em foco

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lula guerreiro do povo Brasileiro

Ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou barba e cortou cabelo do marido.
Ex-presidente da República faz tratamento contra um câncer na laringe.




 O Instituto Lula informou na tarde desta quarta (16) que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe.
Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, que se tornou uma marca pessoal, desde quando era sindicalista, nos anos 1970.
Para aqueles que lutavam pela derrota de LULA até pela sua vida, esta ai a resposta deste grande guerreiro que tive a oportunidade de conversa com ele. (Por alguns minutos....rsrsrsrs).