Acredite!!!

"Se o presente e de luta, o futuro nos pertence" (che)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Debate na ALE sobre Reforma política

Reforma política: senadora quer lista com alternância de gênero!
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que faz parte da Comissão de Reforma Política no Senado, defende a proposta de lista fechada com alternância de nomes de homens e mulheres como um dos meios de acabar com a sub-representação feminina no Parlamento.


Interesse dos grandes


Além da lista fechada, a senadora também defende o sistema proporcional em oposição ao sistema majoritário. Ela explica que o sistema proporcional leva em consideração a somatória dos votos do candidato e do partido e/ou coligação. O majoritário reconhece somente os votos no candidato.
Para ela, a votação majoritária não fortalece partido e explica porquê o voto majoritário aparecer com força no debate. “Porque é defendido por grande partidos como o PMDB”, diz, acrescentando que “eu sou contrária a essa proposta porque a representação no parlamento não é majoritário, é proporcional.”
O estado do Amazonas, a qual representa, tem direito a oito deputados, enquanto São Paulo elege 70. A composição da Câmara dos Deputados é proporcional, destaca, alertando para o risco da votação majoritária transformar o parlamento em casa de celebridades.
“O importante não é a pessoa, mas o conjunto de ideias que essa pessoa representa”, conclui, enfatizando a defesa das propostas que fortalecem os partidos políticos e afastam o personalismo da disputa eleitoral.
E muito importante todos debaterem sobre este assunto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário